Piauí investe em educação profissional para desenvolver mão de obra especializada

10/07/2023 09h10


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoPiauí investe em educação profissional para desenvolver mão de obra especializada(Imagem:Divulgação)

O desenvolvimento econômico alinhado à educação esteve em pauta na agenda do governador Rafael Fonteles e do secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, durante visita aos municípios de Marcolândia e Picos, nesse sábado (8).

A cidade de Marcolândia fica localizada a 424 Km de Teresina no Território da Chapada do Vale Itaim, na divisa entre Pernambuco e Piauí. O potencial eólico da cidade é acima da média do que se encontra em outros países e esse fato chamou a atenção de empresas de energia eólica. Na região, está instalado um parque eólico, com 247 torres, capaz de abastecer 1 milhão de casas e gerar muitos empregos na região.
Imagem: DivulgaçãoPiauí investe em educação profissional para desenvolver mão de obra especializada(Imagem:Divulgação)

Nesse cenário, a mão de obra especializada está em desenvolvimento com o investimento do Governo do Piauí na formação de estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cosma Ramos de Sousa.

Em 2023, a escola recebe investimentos de R$ 1,4 milhões com a reforma e ampliação para atender aos 256 estudantes com a oferta de ensino em tempo integral, como pontua o secretário Washington Bandeira. “Eles terão à disposição da estrutura física novas salas, laboratórios de informática e ciências, espaço de convivência, refeitório e quadra poliesportiva. A oferta do tempo integral para os estudantes permitirá o desenvolvimento da educação profissional em três novos cursos ofertados pelo Seduc Tec e enfatizamos a importância do ensino especializado promovido no curso de Energias Renováveis, oportunidade que chamou a atenção dos estudantes diante do potencial econômico da região”, lembrou o gestor.
Imagem: DivulgaçãoPiauí investe em educação profissional para desenvolver mão de obra especializada(Imagem:Divulgação)

No Centro de Tempo Integral, os estudantes poderão se desenvolver ainda nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em inteligência artificial, programação de jogos, marketing digital e jogos digitais, por meio do Seduc Tec.

A unidade faz parte das 104 escolas do Piauí que se tornaram de tempo integral. O governador pontuou os investimentos para a oferta adequada dessa modalidade de ensino. A escola já havia passado por reestruturação e tinha bons resultados antes de ser integral. É um prédio que tem biblioteca, sala de inovação tecnológica e quadra coberta e agora terá mais mudanças. É desse jeito que estamos fazendo em todos os municípios do Piauí. Uma escola de tempo integral com toda a estrutura adequada, com ensino técnico e superior para garantir uma boa formação da juventude e aumentar a chance de prosperar na sua comunidade”, lembrou Rafael Fonteles.
Imagem: DivulgaçãoPiauí investe em educação profissional para desenvolver mão de obra especializada(Imagem:Divulgação)Piauí investe em educação profissional para desenvolver mão de obra especializada

Durante a solenidade de inauguração, o governador Rafael Fonteles e o secretário Washington Bandeira foram presenteados com uma peça símbolo do município piauiense. O presente foi entregue pela estudante Geyse Evelin, aluna da escola pública que conquistou o 1º lugar no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri e também foi aprovada em Medicina na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Imagem: DivulgaçãoPiauí investe em educação profissional para desenvolver mão de obra especializada(Imagem:Divulgação)

Entre os estudantes que viram a oportunidade de mercado está Ana Lívia de Monteiro, que está na 2ª série no Ceti Cosma Ramos. Matriculada no Curso de Energias Renováveis, ela conta que a escolha da área foi acertada pela oportunidade de emprego na cidade que reside. “O curso de Energias Renováveis é uma oportunidade única, principalmente na cidade de Marcolândia, pois temos investimento com as torres eólicas. Entendo que o curso torna-se fundamental para formar profissionais capazes de atuar tanto no setor de produção quanto no setor de transmissão da energia elétrica a partir das energias renováveis e estou ansiosa para seguir nesta área”, comentou a aluna.
Imagem: DivulgaçãoPiauí investe em educação profissional para desenvolver mão de obra especializada(Imagem:Divulgação)

Em outra área potencial, a estudante Zaynne Sousa está em seu primeiro ano do ensino médio matriculada no curso de Desenvolvimento de Sistemas. “O curso de Desenvolvimento de Sistemas vai estar aliado ao curso de Energias Renováveis, haja visto que nas torres eólicas existem sistemas de programação que utilizam a inteligência artificial e será necessário ter profissionais capacitados nesta área. Estou com uma ótima expectativa para seguir com este curso”, disse a estudante.

Visita técnica às obras do Cies em Picos
Imagem: DivulgaçãoPiauí investe em educação profissional para desenvolver mão de obra especializada(Imagem:Divulgação)

A agenda de visitas aos equipamentos da Educação que estão em modernização da estrutura física continuou no município de Picos, cidade piauiense localizada a 317 quilômetros da capital Teresina. O secretário Washington Bandeira esteve no canteiro de obras da nova sede da 9ª Gerência Regional de Educação (GRE) e acompanhou as obras de reforma e ampliação do Centro Integrado de Educação Especial (Cies) de Picos.

“Estivemos em uma visita técnica acompanhando o trabalho de modernização da 9ª GRE, uma regional importante que reúne 50 escolas da rede estadual e atende estudantes em 22 municípios. A obra segue o cronograma de reforma para permitir a melhoria dos serviços prestados na sede da gerência até o início do próximo ano letivo”, anunciou Washington Bandeira.

O investimento para o prédio sede da gerência está orçado em R$ 1,8 milhão e a gerência regional contará em sua estrutura com recepção, protocolo, sala de reunião, sala de ensino e aprendizagem, sala de gestão, coordenadorias de finanças, coordenadoria de EJA, sala de equipe multiprofissional, auditório, gestão e inspeção, sala de supervisões, cozinha e banheiros.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ensino, estudantes, obras