Pela 1ª vez, modelos de IA ganham ouro em Olimpíada Internacional de Matemática

24/07/2025 16h37


Fonte G1 Educação

Imagem: ReproduçãoA 66ª edição da IMO aconteceu em Sunshine Coast, na Austrália. 67 dos 630 participantes alcançaram pontuação para medalha de ouro. O Gemini Deep Think e a IA experimental da OpenAI(Imagem:Reprodução)
 Pela primeira vez, modelos de inteligência artificial atingiram pontuações mínimas para garantirem medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática. Ainda assim, participantes humanos tiveram desempenhos melhores que os das IAs.
O feito foi alcançado por uma versão avançada do Gemini, do Google, e por uma ferramenta experimental da OpenAI, responsável pelo ChatGPT.

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO na sigla em inglês) é a principal competição matemática do mundo voltada para jovens de até 20 anos. Ela acontece anualmente, e os participantes precisam responder 6 questões que valem 7 pontos cada, com um máximo de 42 pontos.

A 66ª edição da IMO aconteceu em Sunshine Coast, na Austrália. 67 dos 630 participantes alcançaram pontuação para medalha de ouro.
O Gemini Deep Think e a IA experimental da OpenAI resolveram cinco questões corretamente e conseguiram 35 pontos, e também pontuaram o suficiente para conquistarem o ouro.

Ainda assim, cinco participantes tiveram um resultado perfeito, conquistando os 42 pontos e um desempenho superior ao das ferramentas de inteligência artificial.

De acordo com as empresas, as duas tecnologias fizeram os cálculos e chegaram aos resultados por meio de modelos de “raciocínio” que aplicam conceitos matemáticos por meio de linguagem natural.Os cálculos e o resultado das empresas foram certificados por juízes da Olimpíada.




Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook