Paquistão abre escola pública para pessoas trans

11/07/2021 22h54


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
 O Paquistão abriu sua primeira escola com fundos públicos para mulheres transexuais, que muitas vezes são condenadas ao esquecimento em instituições de ensino.

As mulheres trans são consideradas um terceiro gênero no sudeste da Ásia e sua comunidade existe há centenas de anos no Paquistão, onde são conhecidas como "Khawaja Sira".

Muitas dessas pessoas são rejeitadas por suas famílias ou pela sociedade e precisam ganhar a vida como dançarinas, morando nas ruas ou como trabalhadoras do sexo.

Murad Raas, ministro da Educação da província de Punjab, onde está localizada a escola, prometeu oferecer "educação para todos" ao anunciar a inauguração da escola nesta semana na cidade de Multán. O centro, cujos professores também serão trans, oferece aulas à tarde e qualificação profissional.

Segundo uma das alunas, uma jovem de 20 anos chamada Baby Doll, a atitude dos professores e funcionários das escolas que frequentou era preocupante.

"Os meninos zombavam de nós e se comportavam mal conosco", relata.
"Estamos tentando resolver o fracasso escolar entre as pessoas trans", afirma Hina Chaudhary, funcionária do Ministério da Educação de Punjab, que planeja abrir mais escolas nessa mesma linha.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: escola, trans, murad