Painel da Educação Básica vai permitir acesso rápido a dados do Censo Escolar

15/09/2021 16h15


Fonte 180graus.com

Imagem: ReproduçãoPainel da Educação Básica vai permitir acesso rápido a dados do Censo Escolar(Imagem:Reprodução)Painel da Educação Básica vai permitir acesso rápido a dados do Censo Escolar

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) lançou, nesta desta terça-feira (14), o Painel de Monitoramento da Educação Básica. Utilizando dados do Censo Escolar, a ferramenta vai facilitar o acesso às informações das redes estaduais e municipais de ensino, permitindo uma melhor tomada de decisão para os gestores e técnicos.

O painel também chega para trazer mais transparência e agilidade no acesso aos dados para a sociedade e a imprensa, que por meio da aplicação de filtros de seus interesses, vão poder analisar informações sobre tamanho das redes, matrículas, modalidades de ensino e até mesmo transporte escolar. Houve uma apresentação técnica de utilização do painel na live.

A iniciativa é produto da Frente de Educação Híbrida, da Agenda da Aprendizagem, coordenada pelos secretários Ellen Gera (PI), Fátima Gavioli (GO) e Cláudio Furtado (PB).

O secretário piauiense se disse muito satisfeito em participar do projeto e entregar esse produto hoje.

"A educação híbrida está muito presente hoje no cenário brasileiro por causa da retomada das aulas no ambiente escolar. Temos um painel de dados para fazer a gestão das informações da rede. Ele é interessante, pois muitas vezes a sociedade não encontra essas informações. O Painel de Monitoramento da Educação Básica usa uma plataforma dinâmica, com dados do Censo, bem organizados, com filtros possibilitando o usuário navegar em todas as redes e vários cenários", destacou Ellen Gera.

A exemplo dos dados que podem ser obtidos na nova plataforma, o tamanho da importância da escola pública, com 89% da matrícula no Piauí sendo dessas redes. "Informações como essa podemos facilmente obter na plataforma. Relatórios dinâmicos, gerados pelo próprio usuário, isso é fantástico. O Consed trabalha de forma dinâmica, com transparência de dados, e podemos trazer agora dados da retomada das aulas presenciais", completou o secretário da Educação do Piauí.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: dados, educa??o, informa??es