Novo ensino médio: plataforma criada por ONG do DF reúne conteúdo gratuito para orientar professores

17/10/2021 08h45


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarLançada em setembro, a plataforma

Educadores de uma organização não-governamental (ONG) do Distrito Federal lançaram uma plataforma gratuita que distribui conteúdo pedagógico para ajudar na capacitação de professores do novo ensino médio. A estratégia usa, entre outros recursos, memes e jogos para "permitir que os alunos desenvolvam a criatividade e reflitam sobre acontecimentos contemporâneos" (saiba mais abaixo).

A reforma no ensino, que começa a ser implementada em 2022, nas escolas públicas e privadas do país, muda a carga horária das aulas e passa a oferecer disciplinas extras (itinerários formativos) para os estudantes.

Lançada em setembro, a plataforma "Base de Itinerários" envolveu quatro meses de pesquisa. Educadores, empreendedores sociais e artistas do Instituto MeViro, mapearam os conteúdos mais usados em colégios do DF, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e disponibilizaram o material na internet.

São sugestões de plano de ensino, de abordagem e referências educacionais em mais de 40 áreas de conhecimento. De acordo com as normas do novo ensino médio, cada unidade da federação será responsável pela elaboração do currículo e também pelas opções de conhecimento que a escola vai oferecer na parte flexível das aulas – quando os alunos escolhem que itinerário seguir.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ensino, alunos, plataforma