Matrículas das escolas da rede estadual para 2026 seguem abertas até 15 de janeiro

07/01/2026 09h21


Fonte Governo do Piauí

O período de matrículas das Escolas de Tempo Integral da rede estadual piauiense segue até o dia 15 de janeiro e está sendo realizado de forma 100% on-line, por meio do site seduc.pi.gov.br/matricula.

Para acessar a plataforma, é necessário que o estudante ou responsável tenha uma conta ativa no Gov.Pi, que funciona como identificação digital no processo de matrícula, o qual envolve o preenchimento de dados, envio de documentação digitalizada e, em seguida, validação eletrônica pela Secretaria Escolar.

As vagas são destinadas a estudantes que desejam ingressar nas escolas estaduais, abrangendo o Ensino Fundamental, Ensino Médio e as diversas modalidades ofertadas pela Rede. O Edital completo com informações detalhadas sobre o processo está disponível no site da Seduc.

Para ampliar o acesso e garantir que nenhum estudante fique para trás, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades de conexão com a internet, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) está assegurando apoio presencial nas escolas da rede pública estadual, onde as equipes utilizam o próprio sistema on-line para auxiliar no preenchimento das matrículas. Em caso de dúvidas ou dificuldades durante o processo, os estudantes ou responsáveis também podem entrar em contato pelo e-mail matricula@seduc.pi.gov.br.
Imagem: DivulgaçãoA Rede Pública Estadual de Ensino é formada por centros educacionais que atendem aos níveis Fundamental e Médio nos regimes de Tempo Integral e Tempo Parcial.(Imagem:Divulgação)A Rede Pública Estadual de Ensino é formada por centros educacionais que atendem aos níveis Fundamental e Médio nos regimes de Tempo Integral e Tempo Parcial.

O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, destacou que estudar na rede estadual do Piauí representa acesso a uma formação moderna, estruturada e conectada ao futuro. “As escolas estaduais contam com infraestrutura de padrão elevado, ambientes climatizados, laboratórios modernos, bibliotecas revitalizadas e espaços esportivos e culturais que fortalecem a formação integral. No Tempo Integral, nossos estudantes têm mais oportunidades de aprendizagem, acompanhamento pedagógico, cursos técnicos alinhados ao mercado de trabalho e o desenvolvimento de competências para a vida”, afirmou.

Para efetivar a matrícula, os estudantes devem anexar documento de identificação com foto, comprovante de residência atualizado do estudante ou responsável, além do certificado de conclusão e histórico escolar do ensino fundamental para quem vai ingressar no ensino médio. No caso de estudantes que ingressarão na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é necessário apresentar histórico escolar ou avaliação diagnóstica para fins de classificação.

Tempo Integral e formação completa

A Rede Pública Estadual de Ensino é formada por centros educacionais que atendem aos níveis Fundamental e Médio nas modalidades Regular, Educação Profissional e Técnica, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola, nos regimes de Tempo Integral e Tempo Parcial.

Nas escolas estaduais, os estudantes vivenciam uma formação prática com cursos técnicos nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Energias Renováveis, Marketing Digital, Cinema, Saúde, Turismo, Agropecuária e outras áreas estratégicas, unindo aprendizagem acadêmica, inovação e preparação profissional.

Entre as modalidades de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, os cursos são ofertados nas formas de Ensino Médio Integrado de Tempo Integral, Ensino Médio Integrado Parcial, Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional Técnica (EJATEC), Educação de Jovens e Adultos integrada à Qualificação Profissional e Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio, este último ofertado exclusivamente na Escola Técnica Estadual de Teatro Professor José Gomes Campos.

Tópicos: estudantes, seduc, educa??o