Mais de 5 mil cheques-livros do Salipi serão distribuídos para estudantes da Rede Estadual

04/08/2023 08h39


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoWashington Bandeira, secretário de Educação.(Imagem:Divulgação)Washington Bandeira, secretário de Educação.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), fará a distribuição de 5 mil cheques-livros para os estudantes da Rede Estadual de Educação de Teresina e da Grande Teresina, como forma de incentivar a leitura e a participação dos jovens na 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi).

O anúncio da ação ocorreu nesta quarta-feira (2), durante o lançamento da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi 2023), maior evento literário do Estado. A edição deste ano acontecerá no período de 11 a 20 de agosto e presta homenagem à Dr.ª Esperança Garcia, primeira advogada do Brasil, e traz como tema central: “Com livros há esperança, e com Esperança, liberdade”.

De acordo com o governador Rafael Fonteles, o investimento do Estado para o Salipi será dobrado a cada ano para incentivar a leitura. “Queremos que os jovens e as crianças da escola pública possam ter essa experiência rica com o Salipi. O Governo do Piauí irá dobrar o valor de investimento para o Salipi, a cada ano. Para que esse fomento à leitura seja um exemplo para o Brasil e para o mundo. Nós vamos muito longe com a nossa Educação, valorizando o livro nos seus mais diversos formatos”, declarou.

Em 2023, a Seduc investirá 200 mil reais no evento. “Serão 100 mil reais transformados em cheques-livros. Os 5 mil estudantes contemplados terão o valor de R$ 20,00 para adquirir os livros durante a feira. A outra parte do recurso será investida em outras ações como Imersão Enem, proporcionando revisões para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio com apoio para o Enem e nossos professores poderão participar do Seminário Língua Viva e outras atividades que acontecerão durante todo evento”, explicou o secretário de Educação Washington Bandeira.

A ação Imersão Enem reunirá os estudantes da 3ª série do Ensino Médio para abordar os principais conteúdos cobrados no Enem por meio de aulas dinâmicas, resolução de questões, dicas e muita interação, contando com uma excelente equipe de professores. Está prevista a participação de 300 estudantes por dia no evento, sendo 60 de cada GRE de Teresina e da 18ª GRE. A Seduc vai garantir transporte para o deslocamento dos estudantes que forem participar da Imersão Enem e também para os demais que visitarem o evento em agenda escolar previamente alinhada com a GRE.

Além disso, a Seduc terá um stand disponível no Salipi com a apresentação dos principais projetos de leitura desenvolvidos pelas escolas da Rede Estadual de Educação. O objetivo será divulgar e incentivar as ações realizadas pelas escolas com foco na leitura.

O Secretário destacou que a gestão do governador Rafael Fonteles está realizando uma verdadeira revolução na qualidade educacional do Estado e não há como continuar avançando sem incentivar a leitura dos estudantes. “É com a leitura que os estudantes conseguem melhor raciocínio lógico, melhora sua escrita, sua fala e a sua própria identidade como cidadãos. É por isso que na nossa gestão as ações de incentivo e estímulo à leitura serão fortalecidas dentro e fora do ambiente escolar. Além do cheque-livro e do Imersão Enem, estamos articulando com a equipe do Salipi a possibilidade de levar algumas ações de leitura empreendidas nas escolas de Tempo Integral para apresentação à sociedade para que todos conheçam o trabalho que vem sendo feito nas nossas escolas, pelos nossos professores e estudantes”, comentou Bandeira.

O Salipi acontecerá no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, e contará com atividades, como Feira de Livros; Bate-Papo Literário; Seminário Língua Viva; Estação Letras e Expressões; Espaço Criança Liz Medeiros; Palco de Música Marcus Peixoto; Palco de Dança Hely Batista; Praça e Café Escritor Assis Brasil; Galeria Afrânio Castelo Branco; Concurso Jovens Escritores; Curso de Escrita Literária; Espaço Conexão SaLiPi; Canal SaLiPi; Arena Salipinho; Arena Cordel; Imersão Enem; Praça de Alimentação e áreas para oficinas e performances.

“O grande propósito dessa feira é incentivar a leitura, fortalecer a aquisição de livros, divulgar nossos escritores, a arte e a cultura do nosso Estado e do nosso país. O Governo do Estado tem sido nosso parceiro e ações como o cheque-livro fortalecem o Salipi, ajudam a impulsionar o acesso das crianças e dos jovens piauienses ao mundo das letras, dos livros, dos autores, da leitura e da escrita, além de movimentar a nossa economia”,
afirmou o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes.

O Salipi é uma realização da Fundação Quixote com a UFPI e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, através da SECULT e SEDUC e da Prefeitura de Teresina, através da SEMCOM, SEMDUH e Fundação Monsenhor Chaves (FMC) e apoio do SEBRAE/PI e TRT/PI – 22ª Região.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews