Lagoa Alegre recebe material didático do Programa Alfabetização na Idade Certa

25/06/2022 10h16


Fonte Seduc

Imagem: DivulgaçãoLagoa Alegre recebe material didático do Programa Alfabetização na Idade Certa(Imagem:Divulgação)

Visando assegurar a alfabetização de crianças na idade certa, até os sete anos de idade, endereçando as principais lacunas de aprendizagem do estado, a Coordenação Estadual do Programa Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) realizou, na manhã desta sexta-feira (24), a entrega do Material Didático Complementar para escolas do município de Lagoa Alegre, 130 Km de Teresina. O evento, que simboliza o repasse do material às escolas municipais nos 224 municípios, aconteceu na Câmara Municipal da cidade.

Gabriela Oliveira, coordenadora estadual do programa, observa que Material Didático é uma ferramenta de apoio para os componentes de língua portuguesa e matemática, voltado ao fortalecimento da aprendizagem na alfabetização e no letramento de crianças.

“Esse material foi construído em parceria com a Associação Nova Escola, por professores do nosso Piauí, atendendo às necessidades das nossas crianças a partir dos resultados de avaliações aplicadas ainda em 2021. É uma ação muito importante do programa em regime de colaboração com os municípios e estamos também atendendo às escolas da rede estadual que têm o público do ciclo de alfabetização. É um material para reforçar as aprendizagens, visto que também a gente vem de um período de pandemia. Então é muito importante que esse material chegue na sala de aula para que esses alunos possam, além do que já é estudado do currículo, reforçar aquelas habilidades que não foram desenvolvidas durante esse período”, revela a coordenadora.

Com base no Censo Escolar, estima-se que o material seja fornecido a 41.090 alunos do 1º. ano do ensino fundamental, 39.490 alunos do 2º. ano do ensino fundamental, 3.054 professores do 1º. ano do ensino fundamental e 3.111 professores do 2º. ano do ensino fundamental. Lagoa Alegre conta com 272 alunos nessa faixa de ensino. O investimento total do material para todo o Piauí é de 760 mil reais.

Os quatro livros do material são resultados de uma conjugação de esforços e apoio mútuo entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Associação Nova Escola. Além da formação para uso do material didático complementar contemplada na proposta de parceria, a formação continuada de professores alfabetizadores também garantirá os espaços formativos necessários para que o material seja adequadamente utilizado em sala de aula.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, afirma que o Governo do Estado pensa em ações que possam agregar valores do ponto de vista de capacitar e preparar as crianças para que elas possam ter o conhecimento na idade certa.

“Nenhuma criança deve passar despercebida, ou seja, a tônica maior é nenhum para trás. Ninguém solta a mão de ninguém. Essa iniciativa é eminentemente voltada para o pedagógico. Voltada para ações concretas de oferecer uma educação de qualidade”,
revela.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: material, programa, ensino