Intercambistas do Piauí iniciam atividades de imersão cultural e tecnológica nos Estados Unidos

22/11/2025 11h27


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Ascom SeducQuarenta estudantes do programa Quarenta estudantes do programa "Do Piauí para o Mundo" iniciaram à programação de atividades com instituições parceiras nos Estados Unidos.

A delegação de 40 estudantes do programa “Do Piauí para o Mundo”, que chegou aos Estados Unidos na última quarta-feira (19), deu início à programação de atividades escolares e culturais com o acolhimento das instituições parceiras do Governo do Piauí: Worcester Tech High School, Framingham High School e Doherty Memorial High School. Essas escolas serão responsáveis pela recepção e acompanhamento dos intercambistas piauienses nas próximas semanas.

Em Worcester Tech, os estudantes da Rede Estadual de Ensino foram recebidos em uma cerimônia que contou com a apresentação de um vídeo de boas-vindas, elaborado por alunos da escola, durante as aulas de marketing digital. A peça apresentou os principais espaços da instituição e teve como trilha sonora o tradicional forró.

A comitiva piauiense está acomodada em três instituições educacionais. Em Worcester Tech, 20 estudantes irão participar nos próximos dias, dos workshops em Robótica, Biotecnologia, Marketing Digital e Cosmetologia.

“Nossa ambientação está sendo bem tranquila. Todos da escola (Worcester Tech) nos receberam muito bem e reafirmaram o sentimento de parceria e amizade que eles têm com o Piauí. Espero conseguir aprender muito com eles e sair daqui transformado, sempre levando o nome do nosso estado”, projetou Kelson Gonçalves, aluno do Ceti José Pacífico, em Teresina.

Em Framingham High School, 10 estudantes piauienses serão integrados à grade curricular da escola, com o apoio e acompanhamento de professores e estudantes da instituição durante todo o período de aclimatação. “A nossa acolhida foi muito boa, deu para perceber que eles gostam muito do Piauí e esse sentimento é recíproco. Estou muito ansiosa para essas primeiras atividades e imersões no conteúdo que eles programaram para gente”, garantiu Mariane Brito, do Ceti Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves.

Em Doherty Memorial High School, um grupo de 10 alunos deu início às aulas de inglês dedicadas a alunos estrangeiros e estão sendo introduzidos às aulas de engenharia, robótica e mecânica.

Visita ao escritório da Google

No primeiro dia de atividades, parte dos intercambistas visitou a sede da Google, em Boston, e puderam conhecer as instalações de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. O escritório é composto por 12 andares, em três edifícios, com mais de 800 funcionários trabalhando em produtos como Google Search, Android e Google Play.

Aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Luiz Ubiraci de Carvalho, no município de Vila Nova do Piauí, João Victor Leal ficou maravilhado com a visita. Para ele, a experiência em solo norte-americano iniciou como um sonho. “É uma experiência incrível poder visitar as instalações da Google. Visitamos toda a estrutura do escritório e tem sido dias inimagináveis. Têm valido muito a pena e acredito que todos nós absorvemos muita coisa interessante que a gente vai poder levar para o Piauí”, disse o jovem.

Um segundo grupo de estudantes irá realizar a visita nos próximos dias. A chegada dos estudantes piauienses foi celebrada por funcionários da big tech.

O programa “Do Piauí para o Mundo” é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, por meio da Seduc, voltada para a promoção de intercâmbios estudantis que visa premiar talentos, ampliar horizontes e conectar a educação piauiense ao cenário internacional de ciência e tecnologia. Nesta edição, 130 estudantes e 26 professores da rede estadual participam de experiências educacionais em seis países: Portugal, Estados Unidos, Alemanha, China, Singapura e Coreia do Sul. Este ano, 9 mil estudantes participaram com projetos e os melhores foram selecionados para representar o Piauí no exterior.

“Nossos estudantes iniciam agora uma experiência inovadora nos Estados Unidos, que irá ampliar os horizontes destes jovens sobre tecnologia, robótica, empreendedorismo e marketing digital. Tenho certeza de que eles voltarão para casa transformados e prontos para transformar suas escolas e comunidades em espaços cada vez mais desenvolvidos”, garantiu o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao