Inep divulga calendário do Enem 2022; veja datas de inscrição

01/05/2022 13h07


Fonte CNN BRASIL

Imagem: ReproduçãoSegundo o edital, divulgado no Diário Oficial da União, o valor da taxa de inscrição será de R$ 85,00.  Também será possível realizar o Exame em seu formato digital, que terá um ed(Imagem:Reprodução)
 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável nacional pela aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou nesta sexta-feira (29) o calendário de inscrição e aplicação das provas em todo o país.

O Enem será realizado nos dias 13 e 20 de novembro, e as inscrições vão de 10 a 21 de maio. Confira:

Calendário do Enem 2022:
Inscrições: 10 a 21 de maio
Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
Provas: 13 e 20 de novembro

Segundo o edital, divulgado no Diário Oficial da União, o valor da taxa de inscrição será de R$ 85,00.

Também será possível realizar o Exame em seu formato digital, que terá um edital divulgado posteriormente pelo Inep. O Instituto alerta, porém, que não é possível trocar de modelo (do impresso para o digital, por exemplo) após a conclusão da inscrição.

Além disso, o participante ausente na edição do Enem 2021, que teve a oportunidade de apresentar justificativa de ausência e teve sua solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 deferida, deverá também efetuar sua inscrição.

O participante que obtiver a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e não comparecer às provas nos dois dias de aplicação deverá justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2023, se desejar solicitar nova isenção para o Exame.

Provas
Os horários da prova continuam os mesmos: os portões serão abertos às 12h, pelo horário de Brasília, se fecham às 13h e a prova começa às 13h30. No 1º dia, o término será 19h. No 2º, às 18h30.

No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O participante responderá às questões da prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) escolhida na inscrição.

No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Covid-19 e doenças infecciosas
O edital prevê ainda a utilização de máscaras de proteção contra a Covid-19, mas pontua que o uso está descartado “nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar”.

Além disso, “serão adotados procedimentos de segurança específicos na aplicação desta edição do Enem” devido à pandemia, acrescentou o Inep.

Os participantes que forem diagnosticados em uma série de doenças contagiosas não deverão comparecer ao local de aplicação, mas sim solicitar reaplicação na Página do Participante em até cinco dias uteis após o último dia de aplicação. Os casos serão julgados individualmente pelo Inep.

São doenças infectocontagiosas para fins de solicitação de reaplicação do Enem 2022 impresso: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

O Inep ainda pontua que o edital “poderá ser alterado, revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral do Inep, por motivo de interesse público ou exigência legal, ou em razão da pandemia de Covid-19”.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: enem, provas, inep