Governo autoriza retorno de aulas presenciais do 3° ano do ensino médio, do pré-Enem e de estágios
21/09/2020 15h44Fonte G1 PI
Imagem: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi
Retorno das aulas presenciais em Natal, no Rio Grande do Norte.
Retorno das aulas presenciais em Natal, no Rio Grande do Norte.O Governo do Piauí anunciou que vai liberar o retorno das aulas presenciais para turmas do 3° ano do ensino médio e de pré-Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da rede pública e privada e de estágios para estudantes universitários de todas as áreas a partir desta nesta terça-feira (22).
A decisão foi tomada após deliberação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE). Um decreto deve ser assinado ainda nesta segunda-feira (21) e publicado no Diário Oficial do Estado.
Cada escola vai ter que apresentar um plano de segurança com as adequações às recomendações da Vigilância sanitária para garantir o distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras e a higiene das pessoas e limpeza dos espaços.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, creches, ensino infantil, ensino fundamental e turmas do primeiro e segundo ano do ensino médio ainda não estão autorizadas ao retorno presencial no Piauí.
"O COE decidiu autorizar que o 3° ano do ensino médio e as turmas de pré-Enem retornem presencialmente, respeitando protocolos, normas de distanciamento e uso de máscaras. As instituições de ensino devem, também, ofertar turmas à distância para atender famílias que não se sintam confortáveis ao retorno presencial", informou.
Ainda de acordo como secretário, cada escola deverá apresentar um plano com medidas de segurança para a Vigilância Sanitária antes de reabrir. A intenção é reduzir os riscos de disseminação do novo coronavírus.
Retorno dos estágios e atividades complementares
O decreto do governo do estado autoriza também o retorno dos estudantes universitários às atividades complementares e estágios para todas as áreas de ensino. As aulas presenciais permanecem suspensas.
Segundo o secretário de saúde Florentino Neto, os estagiários devem passar por testes para coronavírus. Já os estagiários da área da saúde não devem atuar em setores destinados a pacientes de Covid-19, e precisam ter garantido o Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo.
"Para o ensino universitário, está autorizado a volta de atividades complementares à atividade acadêmica, como os estágios. Em relação aos estudantes da área da saúde é recomendado que a atividade seja desenvolvida em uma área que não seja de combate ao novo coronavírus", informou.
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao












