Gincana Saeb movimenta escolas da rede pública estadual

18/10/2023 14h01


Fonte Governo do Piauí

 Com foco no fortalecimento da preparação dos estudantes para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as escolas da rede pública estadual de Educação estão desenvolvendo, até o dia 20 de outubro, a Gincana Saeb. A ação está mobilizando os alunos da 3ª série do ensino médio com atividades lúdicas, de acolhimento, associadas à didática pedagógica, favorecendo momentos de interação para melhor aproveitamento acadêmico com foco no Saeb.
 
Com organização do núcleo gestor das escolas e dos professores, a gincana teve início na última segunda-feira (16). Nos três primeiros horários, os estudantes estão contando com aulas preparatórias para a gincana. Nas aulas das áreas de Ciências Humanas e Linguagens estão sendo trabalhados os textos dos componentes curriculares, direcionando as atividades com foco nos descritores de Língua Portuguesa. Já nas aulas da área de Ciências da Natureza e Matemática estão sendo trabalhadas as habilidades dos componentes curriculares, direcionando as atividades com foco nos descritores de Matemática.
 
Em seguida ocorre a Gincana Cultural do Conhecimento com foco no Saeb, contando com Quiz dos assuntos das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, trazendo a logística do Saeb, jogo do Matematicando, Portuguesando, Jogo do Tabuleiro, Scape Room (Escapar da Sala), entre outros.
 
Os estudantes participantes são desafiados a produzirem vídeos com a temática Mobiliza Saeb e a escola é encarregada de realizar uma campanha em suas redes sociais para divulgar a gincana. A campanha que obtiver maior quantidade de visualizações e curtidas nas redes sociais receberá uma premiação. Cada uma das 21 Gerências Regionais de Educação elegerá três escolas destaques que serão premiadas na Gincana Cultural, totalizando 63 escolas. A equipe vencedora de cada dia ganhará um ponto e a soma final dos pontos dos três dias deverá ser distribuída nos componentes que o estudante estiver com menor média.


Nesta quarta-feira (18), além da gincana, também foi realizado o 6º e último Simulado Pré-Saeb nas escolas da rede pública estadual do Piauí. Compostas pela mesma estrutura de questões do Saeb, para que os alunos possam se familiarizar com o modelo exigido no exame, o simulado possui 52 questões objetivas, divididas em quatro blocos de 13 questões, com a abordagem de leitura e interpretação, além de raciocínio lógico e matemático. 
 
A ação de mobilização para o Saeb se encerra na próxima sexta-feira (20), quando ocorre uma palestra motivacional por videoconferência, via Canal Educação, com a participação do secretário da Educação, Washington Bandeira, e da campeã olímpica brasileira, Sarah Menezes. Além disso, será anunciado o resultado dos vencedores da Gincana Cultural Saeb. 
 
“Estamos fortalecendo a mobilização da comunidade escolar por meio de atividades lúdicas, como essa importante ação que é a gincana Saeb. O nosso objetivo é alcançar resultados expressivos com essa avaliação para que a educação do Piauí chegue ao topo do Ideb”, declarou o secretário Washington Bandeira.

Tópicos: gincana, saeb, estudantes