Formação aborda educação antirracista nas escolas da Rede Estadual de Ensino

20/02/2024 18h13


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAs formações para as equipes regionais em educação antirracista marcam o início da Cascata de Formações do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) em 2024.(Imagem:Divulgação)As formações para as equipes regionais em educação antirracista marcam o início da Cascata de Formações do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) em 2024.

Com o intuito de agregar uma série de ações para promover a equidade racial nas escolas e garantir as condições de educação na Idade Certa, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) mobilizou formações para equipes regionais da rede estadual. As formações aconteceram nesta terça-feira (20), no Diferencial Eventos, em Teresina.

A Formação em Educação Antirracista é uma iniciativa da Seduc por meio do Programa Educar para Respeitar, que visa fornecer documentos orientadores, palestras e três oficinas voltadas para a educação antirracista com foco nos temas: Religiosidade e Cultura, Negritude e a Ideologia do Embranquecimento, o mito da Democracia Racial e o Letramento Racial na Prática Pedagógica. O evento marca, ainda, o início da Cascata de Formações 2024 para as equipes Regionais do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa.

As propostas de formações têm como público-alvo diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de tempo integral, formadores da educação infantil, ciclo de alfabetização e de gestão do PPAIC. As formações acontecerão no formato presencial e demais regionais através do Canal Educação.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a contribuição da Seduc para a Educação Antirracista e promoção da equidade racial.

“Buscamos a contínua formação dos gestores e dos professores no programa Educar para Respeitar, o maior programa de educação antirracista e equitativa já lançado e executado na história da Seduc. Esta é uma prioridade do governador Rafael Fonteles, que está muito claro nos seu plano de governo, e nós estamos cumprindo ao levar para dentro sala de aula o respeito à diversidade e, portanto, conduzindo nosso estado a um caminho de redução das desigualdades raciais, sociais e de todo o gênero”, pontuou o gestor.
Imagem: DivulgaçãoAs formações para as equipes regionais em educação antirracista marcam o início da Cascata de Formações do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) em 2024.(Imagem:Divulgação)

Abertura de Formação do PPAIC

A agenda fez parte da abertura de formações dos educadores previstas no Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa em 2024, promovidas pela Seduc, em parceria com o programa Pacto pelas Crianças do Piauí, visando aperfeiçoar o atendimento à educação infantil.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, e a coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, reforçaram a ampliação das ações para o público da primeira infância.

“Hoje iniciamos a primeira ação de formação do PPAIC 2024, que teve uma jornada no ano anterior muito exitosa. Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças, nos trouxe a missão de incluir no PPAIC a primeira infância e cumprimos essa missão com quatro ações de formação envolvendo educadores estaduais e municipais. Neste ano, teremos uma série de boas novidades envolvendo o Pacto pelas Crianças, como levar a educação equitativa para dentro de sala de aula. Assim, com essas pautas, iremos construir um Piauí mais inclusivo envolvendo todos”, disse Washington Bandeira.

Segundo Isabel Fonteles, o Pacto pelas Crianças, em parceria com a Seduc, prevê mais investimento estratégico da educação no desenvolvimento da primeira infância.

“Estamos há mais de um ano com ações implementadas. E na área da educação, uma das nossas prioridades foi ampliar o PPAIC para capacitar os professores e gestores escolares para atender crianças de 0 a 3 nas creches. Os formadores do PPAIC são fundamentais para que o nosso trabalho tenha êxito e para garantir que as crianças tenham os estímulos adequados nesse período de formação na idade certa. Ano passado, tivemos quatro módulos de formação e, este ano, a novidade serão aulas presenciais para ampliar o contato com os educadores”, informou a coordenadora.

Tópicos: programa, educa??o, ppaic