Estudantes do PI "batem na trave" e tiram 980 na redação do Enem 2021

11/02/2022 11h41


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoEstudantes do PI Estudantes do PI "batem na trave" e tiram 980 na redação do Enem 2021

Por pouco os estudantes Samyra Maria Fontes, 19 anos, Guilherme Santiago Burlamaqui, 18 anos, e Guilhermina Ravena Lopes, de 19 anos, não atingiram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os jovens conseguiram tirar 980 na redação e, ao g1, comentaram sobre a preparação e o que acharam do tema.

Samyra Maria Fontes, natural do município de São Francisco do Piauí, veio morar em Teresina em 2017 para cursar o ensino médio. Anteriormente, ela morava no Estado do Pará com o pai que é eletricista e a mãe que é professora de Educação Física. A jovem que sonha em ser médica fez o Enem três vezes. Na primeira vez, ela tirou 480 na redação porque fugiu do tema.

“Procurei um curso de redação e evolui. Eu tinha toda a base de redação, então eu fui para um estudo mais ativo. Busquei ler um pouco mais, procurar livros que o professor passava, de base argumentativa”, disse Samyra.

A estudante passou a estudar semanalmente redação, não só praticando, mas lendo sobre gramática e possíveis temáticas que poderiam cair na prova. Samyra chegou a fazer uma redação ao longo do ano sobre o tema da redação do Enem 2021, que foi "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

“Foi surpresa à primeira vista. Mas depois que eu li os textos motivadores, eu me recordei que já tinha feito uma redação com esse mesmo tema. Então eu já tinha afinidade com aquela temática e fui fazendo algumas anotações. Eu tentei manter a tranquilidade, tive um bom desenvolvimento e eu sabia que para mim, naquele momento, não seria tão difícil”,
comentou a aluna.

63 redações no ano


Guilherme Santiago Burlamaqui também sonha em cursar medicina em uma universidade pública. No ano passado, o rapaz fez 63 redações, uma média de duas a três redações por semana. A dedicação maior à redação veio após o aluno tirar 640 na redação do Enem 2020, o seu primeiro vestibular.

“Com muita dedicação e auxílio do professor, eu consegui evoluir e desenvolver bastante o meu texto com muita prática e dedicação, que é a base para você conseguir qualquer coisa na vida. No terceiro ano eu realizei um curso de redação, o que me fez estar bem preparado para a prova e tirar uma boa nota. O professor sempre me dava um acompanhamento, ele corrigia os meus erros, me indicava o que era melhor”,
relatou o estudante.

Mesma fórmula para todas as redações

São diversas as estratégias utilizadas pelos estudantes para atingirem bons resultados na redação do Enem. A estudante de Floriano, no Sul do estado, Guilhermina Ravena Lopes, de 19 anos, por exemplo, usou "um esquema" feito por ela mesmo para praticar em casa e utilizar na hora da prova. Mesmo assim, ela se surpreendeu com tema.

“Foi uma surpresa, mas não me deixou nervosa, tanto que foi a primeira coisa que fiz na prova. E sai de lá tranquila porque já tinha praticado aquela mesma linha de raciocínio. Eu tinha todo o esquema montado com os repertórios, articuladores, argumentação e inícios e finais”, disse a estudante.

Guilhermina, assim como Samyra e Guilherme, estudou a vida toda em escola particular. Ela veio para Teresina fazer pré-vestibular. “Meu pai é motorista e minha mãe secretária. Eles me deixaram livre para escolher qualquer profissão, mas quero medicina. Por isso fui fazer pré-vestibular em Teresina e acho que fui bem, apesar da nota da redação, acho que não consigo passar ainda, mas vou continuar persistindo no meu sonho”, afirmou a estudante.

Correção da redação do Enem

O texto entregue pelo participante é avaliado por dois professores graduados em Letras ou Linguística. Cada avaliador tem independência para avaliar e atribuir uma nota à redação, sem conhecimento da nota do outro.

Para construir a nota, os professores consideram cinco competências (veja aqui quais são). Cada avaliador deve atribuir uma nota de 0 a 200 a cada competência, podendo totalizar 1 mil pontos nas cinco. A nota dos avaliadores serão somadas e divididas por dois, e o resultado encontrado será a pontuação do candidato. Ou seja, para tirar 1 mil na redação, é preciso "gabaritar" na avaliação dos dois professores.

Tópicos: estudante, enem, nota