Estudantes debatem propostas para o Projeto Parlamento do Futuro

17/11/2023 10h49


Fonte Governo do Piauí

Os estudantes do Ensino Médio das escolas da Rede Pública Estadual participam, esta semana, de debates e apresentação de propostas, dentro do projeto Parlamento do Futuro, realizado pela Assembleia Legislativa do Piauí através de parceria firmada com a Secretaria de Estado da Educação e o Tribunal Regional Eleitoral. Os estudantes/candidatos estão na reta final da disputa das eleições que decidirão os representantes, na próxima terça-feira (21).

Estudantes das 21 escolas, representantes de cada Gerência Regional de Educação (GRE), estão na fase dos debates das candidaturas, momento em que cada estudante apresenta a proposta legislativa e busca votos para ser escolhido pela comunidade escolar. Os estudantes se filiaram a 6 partidos temáticos e realizaram as convenções partidárias, seguindo o rito democrático da eleição.

Com intensa movimentação de campanha, os estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dionísio Rodrigues Nogueira, localizado em Corrente-PI, debateram suas propostas junto aos alunos votantes.
Imagem: DivulgaçãoEstudantes debatem propostas para o Projeto Parlamento do Futuro.(Imagem: Divulgação)

De acordo com a gestora escolar, Priscila Barbosa, o projeto está impactando o entendimento dos estudantes quanto ao processo eleitoral. “Os estudantes estão se autodescobrindo na capacidade de liderar, de fazer o outro entender que suas propostas são as melhores e os alunos ficaram animados com a postura dos candidatos. Eles criaram seus discursos, cada um apresentou seus projetos e certamente irão mudar seu pensamento quanto a forma de votar”, informou a gestora.

Os candidatos no Ceti Alberto Leal Nunes, no município de Regeneração, também realizaram debates acalorados. A estudante Geovana Vieira dos Santos é candidata pelo partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania, e fez a apresentação do seu projeto. “Tenho projeto voltado para a instituição da Semana Estadual dos Direitos Humanos, onde as escolas irão desenvolver uma semana de projetos e atividades voltadas para valorização dos direitos humanos, da igualdade e ações educativas visando a promoção da cidadania”, explicou a candidata.
Imagem: DivulgaçãoEstudantes debatem propostas para o Projeto Parlamento do Futuro(Imagem: Divulgação)

No Ceti José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, os debates aconteceram em momentos propositivos e de perguntas dos eleitores, como explica o coordenador do projeto e professor de Humanas, Rogério Moreira. “No primeiro momento tivemos um roteiro de perguntas para os candidatos responderem. No segundo momento houve apresentação das propostas com tempo pré-determinado e, por fim, aberto aos eleitores com alguma dúvida”, ressaltou o professor.

Entre os seis candidatos, o estudante Pedro Víctor, do Partido Educação e Cultura, aprovou o debate. “Está sendo uma experiência muito interessante para mim, principalmente, pelos conhecimentos adquiridos. Sempre fui interessado por assuntos políticos e fiquei muito animado com o projeto”, comentou o aluno.
Imagem: DivulgaçãoOs estudantes estão na reta final da disputa que escolherá os representantes para o projeto, na próxima terça-feira (21).(Imagem:Divulgação)Os estudantes estão na reta final da disputa que escolherá os representantes para o projeto, na próxima terça-feira (21).
Parlamento do Futuro

Mais de 6.500 estudantes de todo o Piauí, participam do projeto Parlamento do Futuro, que elegerá 30 deputados, entre estudantes do Ensino Médio do estado. O Parlamento do Futuro é realizado pela Assembleia Legislativa do Piauí através de parceria firmada com a Secretaria de Estado da Educação e o Tribunal Regional Eleitoral.

“Estamos apoiando as escolas a incentivarem os estudantes a participar do projeto Parlamento do Futuro, iniciativa que vem para aproximar os estudantes dos espaços de poder decisório. A partir deste projeto, os estudantes da rede pública estadual de ensino terão a oportunidade de vivenciar as experiências na vida política e refletir sobre o papel de cada cidadão”, ressaltou o secretário de Educação Washington Bandeira.
Imagem: DivulgaçãoEstudantes debatem propostas para o Projeto Parlamento do Futuro(Imagem: Divulgação)


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook