Estudantes da Rede Pública Estadual apostam na educação e são aprovados em cursos de licenciatura n

02/02/2024 12h15


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoSâmyo Soares - História (UFPI)(Imagem:Divulgação)Sâmyo Soares - História (UFPI)

Responsáveis pela formação de profissionais capazes de transformar a educação do país, os cursos de licenciatura das universidades públicas no Piauí contarão este ano com muitos acadêmicos oriundos das escolas da Rede Estadual de Ensino, que sonham em exercer a carreira de professor.

É o caso de Sâmyo Soares, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí. O aluno, de 17 anos, conta que o seu desejo por cursar História se deu no Ensino Médio.

“Já tive uma boa relação com a educação na questão de licenciatura há muito tempo, se intensificando no Ensino Médio com trabalhos que a gente desenvolvia na sala de aula. A nossa escola desenvolveu um projeto que é o Centro de Ciências Humanas com o apoio da Seduc, com várias atividades e eu acabei me descobrindo ainda mais nesse ambiente acadêmico da licenciatura e da educação. O projeto desenvolvido, trazia justamente isso para o jovem do Ensino Médio, um ambiente de estudos que tivesse maior contato com a produção científica e acadêmica”, relata o novo acadêmico do curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Imagem: Divulgação Emerson Ruan - Letras-Português (UFPI)(Imagem:Divulgação) Emerson Ruan - Letras-Português (UFPI)

Aluno do Ceti Álvaro Rodrigues de Araújo, localizado no município de Itainópolis, Emerson Ruan foi aprovado para o curso de Letras-Português na UFPI. Ele conta que a disciplina sempre foi a sua preferida na escola.

“Foi a que eu mais me aprofundei em todo esse tempo de ensino fundamental e ensino médio, tanto na parte de gramática como na parte de literatura, principalmente literatura brasileira”, afirma.

Para ele, fazer licenciatura é uma forma de transmitir o conhecimento a outras pessoas. “Eu escolhi fazer licenciatura pois eu vejo que o ensino deve ser repassado aos demais. Assim como eu tive chance de aprender com os meus mestres, professores, eu vejo que também posso absorver tudo isso e repassar para essa geração mais jovem”, ressaltou o estudante.

Já Géssica Oliveira, também aluna do Ceti Álvaro Rodrigues de Araújo, foi aprovada em Pedagogia na UFPI e reconhece que essa área é muito importante.

“É uma área que é preparada para ensinar e cuidar das crianças, além de outras áreas que um pedagogo pode atuar. Os cursos de licenciatura têm grande importância, pois formam professores excelentes para trabalhar em sala de aula e passar muitos conhecimentos para os alunos. Acho muito importante os estudantes optarem cada vez mais pela área de licenciatura, é uma profissão incrível. Os professores são os formadores de todas as profissões”, finalizou a estudante.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao