Estudantes da rede estadual se destacam em Torneio de Robótica e se classificam para fase nacional

06/12/2023 10h01


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO Torneio Juvenil de Robótica 2023 acontece de 14 a 16 de dezembro, em São Paulo(Imagem:Divulgação)O Torneio Juvenil de Robótica 2023 acontece de 14 a 16 de dezembro, em São Paulo.

Estudantes da Rede Estadual de Ensino conquistaram as primeiras colocações na 3ª edição do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) 2023, no último sábado (2), em Teresina. Com o resultado, eles foram classificados para a fase nacional do Torneio Juvenil de Robótica 2023, que acontece de 14 a 16 de dezembro, em São Paulo.

Com os protótipos de robôs e projetos construídos durante as oficinas escolares, os alunos de 17 escolas geridas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) formaram equipes para a disputa das medalhas na fase estadual, realizada no auditório do Núcleo Antonino Freire – Nufaf/Uespi.

A equipe do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez – Premen Sul, localizado no bairro Monte Castelo, em Teresina, conquistou três medalhas de ouro e garantiu a vaga na etapa nacional do torneio.

O professor de Matemática, Francisco Ítalo Amaral dos Santos, conduz os projetos de robótica no Premen Sul com oficinas para os estudantes. “Trabalhamos com os estudantes uma vez por semana nas oficinas e esta conquista é resultado de alunos comprometidos e fascinados com a robótica”, disse.

Os estudantes do CETI Acrisio Veras, em Alto Longá, também tiveram resultados positivos na competição. Gabrielly Dutra e Tallyson Kauã conquistaram as medalhas de ouro na modalidade Cabo de Guerra e prata na modalidade Futebol de Carro, respectivamente.

A campeã no Cabo de Guerra relatou sua experiência com a robótica. “Eu achei o método de aprendizagem muito interessante por focar em pesquisas, construir, programar e desenvolver diversos projetos. Participar do projeto de robótica tem sido uma experiência inovadora para mim”, disse a Gabrielly.

O Torneio Juvenil de Robótica (TJR) é uma competição de robótica gratuita e presencial com objetivo de difundir a robótica e a computação, por meio da prática de aprendizagem e projetos para a produção de protótipos de robôs.

A competição teve como público-alvo os estudantes e professores das escolas da rede pública federal, estadual e municipal que participaram de oficinas de robótica nas escolas. O evento foi organizado pelo Centro Maker do Nufaf/Uespi, sob coordenação do professor TJR Piauí, Ranildo Lopes, e pelo Instituto Federal do Piauí – IFPI.

A Seduc incentiva o ensino de Robótica, Eletrônica e Programação nas escolas da rede Estadual. Dentro do projeto de robótica, os professores participam de formação para ministrar oficinas, disciplinas eletivas e a criar projetos na área, com certificação emitida pelo Núcleo de Formação Antonino Freire.
 

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao