Estudantes da rede estadual são destaques no Brasileiro de Judô Região I com quatro medalhas

10/04/2024 11h33


Fonte Governo do Piauí


Três estudantes das escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se destacaram no Campeonato Brasileiro de Judô Regional I, disputado nos dias 6 e 7 de abril, na Arena Verdão, em Teresina.

Maria Flor Santos Sampaio, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Zacarias de Góis, Liceu Piauiense, conquistou as medalhas de ouro e prata.

Cauê dos Santos Ximenes, medalha de bronze na categoria sub 18 masculino (até 60kg), e Lunnara Krisley Lima da Silva, medalha de bronze, na categoria sub 15 feminino (até 50kg), são estudantes das escolas Deputado Alberto Monteiro e Ceti Professora Julia Nunes Alves, respectivamente.
Imagem: Divulgação Estudantes da rede estadual são destaques no Brasileiro de Judô Região I com quatro medalhas.(Imagem:Divulgação) Estudantes da rede estadual são destaques no Brasileiro de Judô Região I com quatro medalhas.

Destaque na competição, Maria Flor Santos Sampaio, de 17 anos, subiu duas vezes no pódio do Campeonato Brasileiro de Judô ao conquistar a medalha de ouro na categoria sub 18 Feminino e prata na categoria sub 21 (até 63 kg).

A estudante faixa marrom, do terceiro ano do ensino médio no Liceu Piauiense, contou que iniciou no esporte no ano de 2013, por incentivo do pai, Tiago Moraes, e da mãe, Luciana Santos, que buscaram inserir o esporte da rotina do irmão, Pedro Augusto, e da medalhista.

“Meus pais sempre me incentivaram a me ocupar com alguma atividade. Foi no judô que eles encontraram uma forma de me incentivar e me apaixonei pelo esporte”, disse.
Imagem: DivulgaçãoNa Competição Regional, o Piauí se consagrou como maior vencedor com 70 medalhas e o primeiro lugar geral.(Imagem:Divulgação)Na Competição Regional, o Piauí se consagrou como maior vencedor com 70 medalhas e o primeiro lugar geral.

A intensa rotina de treinos, que resultou na conquista, é alternada com as aulas do Liceu Piauiense. “Estudo no Liceu Piauiense no tempo integral, faço treino após sair da escola três vezes na semana e sou monitora no judô para crianças. Entre os treinos eu paro para estudar as matérias da escola e me preparar para o Enem”, detalhou.

A atleta lembrou da emoção, quando de dentro do tatame percebeu que conquistou o tão sonhado primeiro lugar no pódio. “O campeonato foi um desafio para mim por ser no meu estado e participar de duas categorias diferentes e, mesmo com o nervosismo, consegui a vitória. Ao subir no pódio e ouvir meu nome fiquei muito feliz por conseguir o meu principal objetivo de vencer na minha categoria”, conta.

O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com o apoio do Governo do Estado e reuniu atletas dos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima e o Piauí se consagrou como maior vencedor com 70 medalhas e o primeiro lugar geral, com 23 medalhas de ouro, 20 de prata e 27 de bronze. Os estudantes competiram por clubes/projetos dos quais fazem parte.

A prática esportiva é incentivada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do programa Seduc Esportiva, com ações voltadas para desenvolver o esporte no espaço escolar como o processo da formação dos alunos.

“Temos muitos talentos nas escolas da rede pública estadual de ensino e para incentivar estes jovens criamos o programa Seduc Esportiva. O programa vai sistematizar de maneira pedagógica e esportiva a oferta do componente extracurricular Esporte Educacional nas escolas e proporcionar vivências esportivas nas diferentes etapas da vida escolar”, mencionou o secretário.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: esporte, campeonato, escolas