Estudantes da rede estadual de ensino destacam protagonismo a partir de grêmios estudantis

19/12/2023 21h41


Fonte Governo do Piauí

Com mais espaço para exercer o protagonismo nas escolas, os estudantes da rede estadual de ensino compartilharam, durante a 2ª Conferência Estadual de Grêmios Estudantis das escolas estaduais do Piauí, as experiências vividas neste ano. O encontro aconteceu nesta terça-feira (19), em Teresina, e contou com a presença de mais de mil alunos.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reconhece em cada jovem o potencial de auxiliar na transformação em cada escola. “Estamos estimulando a criação de novos grêmios estudantis, pois são espaços importantes para o fomento à liderança destes jovens e para que aproveitem todas as oportunidades que estão sendo criadas por este novo projeto de desenvolvimento social e econômico do Piauí”, declarou.
Imagem: DivulgaçãoEstudantes da rede estadual de ensino destacam protagonismo a partir de grêmios estudantis(Imagem:Divulgação)

Em 2023, a Supervisão dos Grêmios Estudantis (SUGRES/Seduc) registrou um aumento de 45 para 264 grêmios instalados nas escolas estaduais em todo o Piauí. “Os estudantes estão fazendo o seu papel, participando do encontro estadual, dialogando sobre novas ações e projetos. Neste ano, quintuplicou o número de grêmios em todo o Piauí e hoje reunimos mais de mil estudantes, trocando experiências de suas gestões, discutindo demandas e as novas ações a serem implementadas na nossa gestão”, disse Washington Bandeira.

Em Picos, Emanuel Rodrigues, estudante da 3ª série do Ensino Médio no CETI Marcos Parente, criou o grêmio estudantil este ano. A sua gestão vem mobilizando os colegas a estarem mais presentes na escola. “O grêmio estudantil tem esse papel de reunir os alunos para buscarem melhorias nas escolas. Na nossa escola, por exemplo, a gestão conseguiu fazer com que os alunos frequentassem mais os laboratórios e a biblioteca, após organização dos espaços”, frisou.
Imagem: DivulgaçãoA Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu representantes de 264 grêmios na 2ª Conferência Estadual de Grêmios Estudantis das escolas estaduais do Piauí.(Imagem:Divulgação)

Na cidade de Uruçuí, distante 439 quilômetros de Teresina, os alunos têm conquistado resultados positivos. A líder estudantil no CETI Maria Pires Lima, Hevelyn Camilo, destacou a abertura de diálogo entre os estudantes e as escolas, promovida pelo secretário da Educação. “A gente teve contato com o secretário da Educação, Washington Bandeira, que ouviu nossas reivindicações e recebeu os ofícios. Após este contato, conseguimos novos kit-alunos, bebedouros, o aceleramento da reforma da escola e iniciaremos o ano letivo com uma nova estrutura. Foi importante o secretário abrir este espaço para nos ouvir”, enfatizou.

Durante a conferência, os estudantes participaram de palestras e mesas temáticas, em que foram abordadas as necessidades dos jovens e o papel que exercem na promoção da cidadania nas comunidades.
Imagem: DivulgaçãoEstudantes da rede estadual de ensino destacam protagonismo a partir de grêmios estudantis(Imagem:Divulgação)

Ainda no evento, o secretário da Educação Washington Bandeira realizou a premiação de estudantes com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que conquistaram a sonhada vaga no ensino superior. Os estudantes receberam, por meio do pagamento PIX, a bonificação com o valor correspondente ao salário-mínimo, que hoje é de R$ 1.320,00.

Egressa de escola estadual, Bianca Santos hoje cursa Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí, em Corrente, e comemora a premiação. “Fico feliz com a premiação. O CETI Dr. Dionísio Rodrigues Nogueira teve um papel importante por toda a preparação para o Enem, com simulados, o trabalho com a redação e este trabalho foi fundamental para minha aprovação”, disse.
Imagem: DivulgaçãoEstudantes da rede estadual de ensino destacam protagonismo a partir de grêmios estudantis(Imagem:Divulgação)


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: estudantes, escolas, gr?mios