Estudantes da rede estadual conquistam 43 medalhas na modalidade nacional da Olimpíada de Matemática

21/12/2023 14h52


Fonte Governo do Piauí

Os estudantes da rede estadual de educação do Piauí conquistaram 43 medalhas, na modalidade nacional, da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Destas três forma de ouro, 16 pratas e 24 bronzes. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (20), pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio e, além das 43 medalhas na modalidade nacional, os alunos piauienses conquistaram 357 menções honrosas. O desempenho dos estudantes resultou também na premiação de 14 professores e nove escolas da rede estadual na 18ª OBMEP.

Na modalidade regional, os alunos Seduc conquistaram 138 medalhas, sendo 13 ouros, 30 pratas e 95 bronzes. A modalidade de concorrência regional foi criada nesta edição da OBMEP e reconhece estudantes por estado.
Imagem: DivulgaçãoPremiação dos medalhistas do Torneio de Matemática TME (15).(Imagem:Divulgação)Premiação dos medalhistas do Torneio de Matemática TME (15).

Em 2023, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) intensificou a preparação dos estudantes das escolas estaduais para a OBMEP, por meio do Torneio de Matemática (TME²) e da Jornada Especial de Matemática, ações do Seduc Olímpica que tem o objetivo de alavancar o desempenho dos estudantes em olimpíadas nacionais do conhecimento.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, parabenizou o desempenho dos estudantes. “Foram 43 medalhas para nossos alunos Seduc, além de 357 menções honrosas. Este ano implementamos o Seduc Olímpica, um importante projeto para o fortalecimento, engajamento e preparação dos nossos alunos para as olimpíadas de conhecimento”, enfatizou o secretário.

Além das premiações, os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico.

De acordo com os prêmios conquistados pelos seus estudantes, professores são premiados com um diploma, livros de apoio à formação Matemática e com a participação em um programa de formação de professores. Já as escolas são premiadas com um kit de material didático, diploma e troféu.

Confira aqui o resultado da premiação na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: escolas, medalhas, obmep