Estudante do Ceti João Henrique é a vencedora da fase estadual do Concurso de Redação de Cartas

17/05/2023 13h38


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoEstudante do Ceti João Henrique de Almeida Sousa, Sarah Emilly de Sousa Santos.(Imagem:Divulgação)Estudante do Ceti João Henrique de Almeida Sousa, Sarah Emilly de Sousa Santos.

No Piauí, a estudante Sarah Emilly de Sousa Santos foi a vencedora da fase estadual da 52ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Ela é aluna do 1º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina. A fase nacional do concurso é promovida pelos Correios e a premiação é de R$ 2.300,00 para a estudante 1º Lugar Estadual; e de R$ 2.500,00 para a Escola 1º Lugar Estadual. A vencedora da fase nacional do Concurso foi a estudante Edinayana Costa Sarmento, de Monte Alegre (PA).

A estudante afirma que ficou muito feliz e surpresa pelo resultado por ser um concurso que é de grande relevância e de nível estadual. “Sou muito grata a Deus, à minha família e à escola por proporcionar a minha participação neste concurso. Sempre gostei muito de ler e escrever desde que eu era criança. Fui muito incentivada pelos meus pais a me expressar por meio da arte, do desenho e da leitura. Foi algo que eu tive muito suporte, tanto dos meus pais quanto da escola. Os professores me orientaram em tudo que precisava e eu sou muito grata a eles por ter conseguido essa vitória que é muito importante para mim”, declara a jovem de 15 anos.

A diretora da escola, Djanira Alencar, comemora a conquista obtida pela estudante e destaca o empenho da escola na participação de concursos como esse. “Esse concurso foi de grande importância para o Ceti João Henrique porque todos os anos nós enviamos cartas produzidas pelos nossos alunos para a participação nele. Mas até então não havíamos ganhado nenhuma dessas etapas e esse ano nós conseguimos a etapa estadual. É com muita alegria que nós, que fazemos o Ceti João Henrique, recebemos esse resultado. Nós esperamos que nos demais que também estamos inscritos, possamos obter um bom resultado. Resultados como esse nos trazem a satisfação de que o nosso trabalho está no caminho certo. Nós vimos a alegria da aluna e da família em receber esse resultado e isso nos enche de orgulho e alegria”, afirma.

A professora de língua Portuguesa e orientadora das alunas, Iúna Paiva, considera a realização de concursos e olimpíadas de conhecimento um processo muito importante para a construção do indivíduo e uma oportunidade para aprimorar a escrita. “Nós, professores do CETI João Henrique, estamos sempre atentos aos concursos de redação, sejam nacionais, regionais, estadual ou locais, que vêm saindo e incentivando nossos alunos a participarem porque consideramos que esse é um processo muito importante para a construção do indivíduo e por ser um dos objetivos da escola, que o aluno tenha a habilidade e o domínio da escrita”, declara.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, pontuou a importância de alinhar as práticas e saberes que compõem a rotina de aprendizado das escolas. “Entendemos que o modelo pedagógico das escolas vai além da jornada das disciplinas básicas. Nas escolas de tempo integral, por exemplo, há um investimento no estudo orientado pelos professores, preparação para olimpíadas, recomposição de aprendizagem, lazer e a cultura. São diversas atividades que melhoram os resultados de desempenho e aprendizagem dos alunos nas escolas”, finaliza.

Concurso Internacional de Redação de Cartas

Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, o concurso no Brasil é realizado pelos Correios e acontece em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – é realizada pela UPU.

O tema deste ano foi “Imagine que você é um super-herói e sua missão é tornar todas as estradas do mundo mais seguras para as crianças. Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão”. O objetivo é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

Por meio do Concurso Internacional de Redação de Cartas, os Correios reforçam o importante papel de responsabilidade social que vêm desenvolvendo junto à sociedade. Destaca-se também que os resultados da realização do concurso nos últimos 51 anos são bastante expressivos no cenário internacional. Desta forma, além de fomentar a educação no contexto nacional, a empresa também tem contribuído para alavancar, no campo educacional, a representatividade do país em esfera global.

Todos os resultados da fase nacional e estadual já estão publicados no site dos Correios.


*Com informações da Ascom Correios



Tópicos: estudante, concurso, cartas