Enem 2022: psicóloga orienta como amenizar ansiedade e nervosismo na reta final de preparação

07/10/2022 10h56


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo PessoalEnem 2022: psicóloga orienta como amenizar ansiedade e nervosismo na reta final de preparação.(Imagem:Arquivo Pessoal)Enem 2022: psicóloga orienta como amenizar ansiedade e nervosismo na reta final de preparação.

A estabilidade emocional pode ser determinante para o sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta quinta-feira (6), o g1 reuniu dicas de como amenizar o nervosismo e a ansiedade, fatores que podem atrapalhar o desempenho do candidato antes e durante a prova.

Segundo a psicóloga clínica Tammya Ribeiro, buscar alternativas para dissipar as angústias impostas pela expectativa das provas é uma forma de prevenir tremores, taquicardia, suor excessivo e o temido “branco”.

“É muito comum, nessa faixa etária de desenvolvimento do adulto e do adolescente, a gente vivenciar algum quadro de ansiedade. E quando a gente se depara com um projeto de vida importante, como o vestibular, como o Enem, nós podemos vir a desenvolver quadros emocionais, psicológicos, que precisam de um cuidado de saúde e assistência”, comentou.

Por isso, a profissional deu as seguintes orientações:

1. Saiba priorizar

Montar um cronograma de estudos e não estabelecer prazos difíceis de cumprir é uma forma de otimizar o tempo. Priorizar revisões, espaços educativos que promovam motivação e busquem trabalhar dinâmicas de relaxamento é uma boa estratégia.

2. Intercalar estudos com descanso

Prezar pelo próprio cuidado é fundamental. O cansaço pode facilitar a dispersão, a procrastinação, o sono e dores durante os estudos.

“Cria-se uma expectativa muito grande de aprovação em vestibulares, e atrelado a isso há muitas cobranças. Por isso, dedicar tempo para se divertir, estar junto com amigos, praticar esportes, ir ao cinema, contribui para descarregar um pouco das tensões e descansar; realinhando assim a rotina dos estudos”,
explicou Tammya Ribeiro.
Imagem: Divulgação/Cursinho Solidário Extensivo  Enem 2022: psicóloga orienta como amenizar ansiedade e nervosismo na reta final de preparação.(Imagem: Divulgação/Cursinho Solidário Extensivo ) Enem 2022: psicóloga orienta como amenizar ansiedade e nervosismo na reta final de preparação.

3. Manter uma rotina de alimentação saudável e atividades físicas

A estabilidade corporal, bem como a emocional, favorece o processo de aprendizagem.

“Outro ponto importantíssimo é manter ou melhorar a nossa qualidade alimentar. [Questionar] Como estou me alimentando? e fazer pausas para lanches, alimentos que mantenham uma nutrição psicomotora, orgânica - que vai favorecer que essa máquina, o corpo, permaneça saudável”, destacou a psicóloga clínica.
Imagem: Luiza Tenente/G1  Enem: psicóloga orienta a manter uma rotina de alimentação saudável e atividades físicas.(Imagem:Luiza Tenente/G1 ) Enem: psicóloga orienta a manter uma rotina de alimentação saudável e atividades físicas.


4. Evite desgastes

Conheça a estrutura do Enem. O candidato deve chegar com antecedência ao local de prova e levar somente os materiais permitidos. Ao receber a prova, deve ler atentamente as questões, iniciar a resolução delas e, ao fim, preencher o gabarito.

5. Reverter pensamentos negativos em positivos

É preciso se concentrar e confiar em todo o conhecimento adquirido e desenvolvido ao longo do processo.

“O momento de uma avaliação não é o momento de um estudo recente, é o momento de uma trajetória de um ensino. Então, no último mês de preparo para o Enem, é importante que o aluno busque qualidade na sua rotina de sono, qualidade na sua rotina de descanso e lazer”,
pontuou.

“E acredite, tenha autoconfiança de que você fez a sua parte e é apenas o momento de colher os frutos”, concluiu.
Imagem: Getty Images  Pretos e pardos têm taxas de abstenção maiores nos dias de provas e médias de desempenho menores, fatores que ajudam a explicar porque negros prestam o Enem mais vezes.(Imagem: Getty Images ) Pretos e pardos têm taxas de abstenção maiores nos dias de provas e médias de desempenho menores, fatores que ajudam a explicar porque negros prestam o Enem mais vezes.

Serviços de saúde mental em Teresina

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - CAPS AD
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, número 2978, bairro Macaúba. Telefone: 3215-7762.

Centro de Atenção Psicossocial Infantil
Endereço: Rua Coronel Cezar, número 1566, bairro Morada do Sol. Telefone: (86) 3223-9661.

CAPS Tipo II - Sul
Endereço: Av. Barão de Gurguéia, número 2913, bairro Pio XII. Telefone: (86) 3218-4865.

CAPS Tipo II - Leste
Endereço: Rua Visconde da Parnaíba, número 2435, bairro Horto Florestal. Telefone: (86) 3216-3967.

CAPS Tipo II - Sudeste
Endereço: Rua Poncion Caldas, Bairro Colorado, Loteamento Parque do Sol, bairro Renascença (ao lado da Unidade Básica de Saúde Redonda). Telefone: (86) 3236-8747.

CAPS Tipo II - Centro/Norte
Endereço: Rua Presidente Lincoln, número 4727, bairro São Joaquim. Telefone: (86) 3213-2080.

CAPS Tipo III - Sul
Endereço: Rua Costa Rica, número 466, no bairro Três Andares. Telefone: (86) 3221-6422 / 3221-0092.

Todos os CAPS atendem das 8h às 11h30, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Serviço Residencial Terapêutico Tipo II
Endereço: Rua Climério Bento Gonçalves, número 705, bairro São Pedro, Zona Sul de Teresina. Telefone: (86) 32221-4472. Atendimento com moradia para pessoas com transtorno mental e sem assistência familiar.

Ambulatório Provida
Endereço: Rua Álvaro Mendes, número 1557, Centro de Teresina. Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Primeiro atendimento por demanda espontânea e os demais com agendamento.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: enem, atividades, rotina