Enem 2022: plataforma oferece oficina gratuita de redação

06/07/2022 14h38


Fonte 180graus.com

 Imagem: Divulgação
Clique para ampliarEnem 2022: plataforma oferece oficina gratuita de redação(Imagem:Divulgação)Enem 2022: plataforma oferece oficina gratuita de redação

Uma oficina de redação está sendo oferecida gratuitamente para os alunos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. A iniciativa é realizada pelo Stoodi, uma startup de cursinho pré-vestibular e Enem. As aulas serão realizadas em três encontros, toda terça-feira, às 19h, a partir do dia 12 de julho, abordando tópicos essenciais para uma boa construção da redação. As inscrições estarão abertas na plataforma da oficina até 26 de julho. Do Metrópoles com informações do Educa Mais Brasil.

Letícia Flores, professora de Redação do Stoodi, explica que uma das principais dificuldades de estudantes que se preparam para o Enem e outros vestibulares é conseguir transcrever sua ideia para o papel. “Talvez a frase mais ouvida por professores de Redação seja ‘Eu só não sei como colocar no papel, professora’. Isso porque a maior dificuldade dos alunos não é refletir sobre o tema nem mesmo compreender e aplicar as técnicas de texto aprendidas em aula, mas, sim, organizar as ideias através de um bom projeto de texto”, ressalta a professora.

“A oficina pretende trazer uma abordagem fora do padrão ao qual os alunos estão acostumados a fim de inspirá-los a atravessar esses padrões, instigar o pensamento crítico e encontrar na escrita uma aliada para a conquista dos seus objetivos, em vez de vê-la como a vilã dos vestibulares”, explica Letícia Flores.

Redação como uma receita

Nesta edição, a oficina gratuita do Stoodi parte de uma metáfora de que preparar uma redação pode ser semelhante ao processo de preparar uma refeição. Por isso, os temas de cada encontro seguem a mesma temática “Programa de receitas”. São eles: Episódio 1: Pão – a base de tudo (projeto de redação); Episódio 2: Broa de fubá – receita de família (gênero dissertativo-argumentativo); Episódio 3: Risoto de limão siciliano (inserção de dados e citações filosóficas).

Ao final de cada aula os alunos terão a oportunidade de construir uma redação e enviar para correção feita pela equipe do Stoodi, que retornará o texto revisado com base nas competências também avaliadas pelo exame. Após o último episódio, os estudantes que conquistarem maiores notas concorrerão a bolsas de estudos para acesso 100% gratuito às ferramentas da plataforma.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, por meio de bolsas de estudos em faculdades privadas (Prouni), Financiamento Estudantil do Governo (Fies) e vagas em faculdades públicas (Sisu). Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro tanto para a versão impressa quanto digital. Independentemente do tipo de prova, a diferença está somente no formato. Enquanto um é no papel, outro é na tela. A redação, no entanto, continua manuscrita em ambos os casos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: alunos, enem, reda??o