Educação deve ter foco em ensino técnico em TI, agrotécnica e turismo, diz futuro secretário

20/12/2022 11h04


Fonte G1 PI

Imagem: Andrê Nascimento/ g1 PiauíWashington Bandeira(Imagem:Andrê Nascimento/ g1 Piauí)Washington Bandeira

Em entrevista ao Bom Dia Piauí nesta terça-feira (20), o futuro secretário de educação do estado, o jurista Washington Bandeira anunciou que, a partir do próximo ano, a Seduc deve ter um foco de investimento no ensino técnico, sobretudo em três áreas: tecnologia da informação (TI), agrotécnica e turismo.

"A gente quer focar nesses cursos profissionais e técnicos, sobretudo nas potencialidades econômicas e produtivas do nosso estado, em especial nessas três áreas, que nós enxergamos como horizonte muito alvissareiro de empregabilidade e rendimento aqui no Piauí", disse o secretário.

Segundo o secretário, o objetivo é levar cursos técnicos e de extensão para os alunos ainda do fundamental e criar cursos de ensino superior na Universidade Aberta do Piauí (UAP), o programa de ensino superior à distância do governo, nas três áreas citadas.

"O governador eleito Rafael Fonteles quer criar uma onda, uma mania de TI no nosso estado, e a educação é o ponto de partida, o que gera essa passagem de empregabilidade",
disse.

Escolas de tempo integral e ensino profissionalizante

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Teresina  Escola municipal de tempo integral na zona Sul de Teresina foi inaugurada em agosto de 2021.(Imagem:Divulgação/Prefeitura de Teresina ) Escola municipal de tempo integral na zona Sul de Teresina foi inaugurada em agosto de 2021.

Washington Bandeira comentou ainda que o próximo governo pretende criar 100 novas Escolas de Tempo Integral nos próximo quatro anos - uma das principais bandeiras do governador durante a campanha.

O ensino de tempo integral é o modelo em que os estudantes ficam presentes na escola durante dois períodos por dia, um deles ocupado por disciplinas do currículo regular e o outro com disciplinas que desenvolvam outras habilidades e sociabilidade.

Atualmente, das 653 escolas estaduais espalhadas pelo estado, 96 praticam o modelo de Ensino de Tempo Integral.

"Esse modelo de Tempo Integral será casado com o ensino profissional e técnico, para garantir empregabilidade mais imediata e direta desse jovem",
explicou Washington Bandeira.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ensino, escolas, washington