Dia do Estagiário: Com vacinação contra Covid-19, oportunidades tendem a crescer, diz especialista

18/08/2021 06h54


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAlém de marcar o início da carreira, a remuneração dos estudantes é parte importante da renda familiar. Ainda segundo a pesquisa do Ibope Inteligência, o número de estagiários que(Imagem:Reprodução)

Após um ano de oscilações no mercado de trabalho por conta da pandemia da Covid-19, a expectativa é de crescimento de oportunidades nos próximos meses. Os estagiários, que comemoram o seu dia nesta quarta-feira (18), estão entre os que podem apostar em chances de colocação.

De acordo com Hudson Ribeiro, consultor de Atendimento do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), no Distrito Federal, "o mercado vive um momento de retomada". O motivo, segundo ele, é o avanço na vacinação contra a Covid-19.

"A vacinação é uma recomendação das autoridades pra que a gente possa voltar, o quanto antes, à normalidade [nas empresas]. Com a vacina tende a aumentar o número de oportunidades", diz Ribeiro.
O crescimento das vagas já começa a ser registrado. Considerando as seleções do CIEE em todo o país, houve 106.069 vagas abertas no primeiro semestre de 2020 e 108.335 no mesmo período de 2021, ou seja, 2.266 mil vagas a mais.

Uma pesquisa nacional do Ibope Inteligência, encomendada pelo CIEE, mostra que a média de idade dos estagiários, no Brasil, é de 25 anos, Em Brasília, esta faixa etária foi incluída na campanha de imunização há uma semana. Nesta terça (17), a imunização chegou a quem tem de 18 anos.

Outro levantamento da instituição mostra que Brasília fica em segundo lugar no ranking das regiões brasileiras com mais vagas para estagiários e menores aprendizes – só perde para a cidade de São Paulo. Entre os fatores que influenciam o resultado, está a presença de órgãos federais na capital federal.

Hudson Ribeiro, que acompanha a adaptação das empresas, aponta que já é possível observar mudanças, até para quem está empregado. Principalmente depois de mais de um ano em home office.

"A gente tem recebido sinalizações de migração para o sistema híbrido. Os estagiários que estão remotos vão revezar, vão ficar na empresa um período", diz o consultor do CIEE.

Segundo o levantamento do Ibope, em 2020, 54% dos estagiários permaneceram nas empresas durante a pandemia e 46% fizeram trabalho remoto. Ribeiro destaca a importância do estágio – presencial ou de forma remota – no desenvolvimento profissional dos estudantes.

"Muitos estágios não requerem experiência. É o primeiro contato com o mercado formal. Seja um estágio de nível médio, técnico ou superior, acaba sendo uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho", diz Hudson Ribeiro.

Além de marcar o início da carreira, a remuneração dos estudantes é parte importante da renda familiar. Ainda segundo a pesquisa do Ibope Inteligência, o número de estagiários que ajudam no sustento da casa passou de 66%, em 2019, para 70% em 2020.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews