Dia da Alfabetização: Adolescente que aprendeu a ler aos 3 anos publica segundo livro em Teresina

08/09/2021 15h34


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCauã Gomes aprendeu a ler sozinho e já escreveu dez livros(Imagem:Reprodução)Cauã Gomes aprendeu a ler sozinho e já escreveu dez livros

Cauã Gomes, natural de Teresina, e com 14 anos de idade lançou o seu segundo livro em setembro. O menino apaixonado pelo mundo da literatura aprendeu a ler aos três anos e já escreveu 10 livros e publicou dois. Duas destas obras, são homenagens à professora que o alfabetizou. Segundo sua mãe, Maria dos Reis, desde muito novo Cauã já gostava de folhear histórias em quadrinhos.

"Foi pela revistinha em quadrinhos da Turma da Mônica que ele aprendeu a ler aos três anos. Quando ele chegou na creche, ele já sabia escrever o nome dele, conhecia as vogais e os números. Com cinco anos ele escreveu o primeiro livro dele, sobre a rotina dele: "A Creche", contou a mãe.

Maria dos Reis é empregada doméstica e conta que sempre incentivou o desejo do filho em ler e aprender. Em março de 2016, Cauã teve seu primeiro livro publicado "O Sapo Zé", com ilustração de Ângela Rego. Aos nove anos, a publicação era seu sétimo livro escrito.

Ao todo, desde os seus cinco anos de idade, o adolescente escreveu 10 livros: A Creche; A Flor Mágica; A Professora; A Turma da Vampirinho; A Casa de Doces; Família de Gatos; A História de Scot; O Sapo Zé; Meu Ídolo; A Tartaruga Medrosa. Este último, foi publicado e seu lançamento aconteceu no dia 4 de setembro.

"Minha mãe tinha uma lojinha perto da creche onde eu estudava e depois da aula eu ia para lá e contava como foi meu dia e mostrava para ela os desenhos que tinha feito das minhas professoras, aí ela foi digitando tudo isso e foi mais ou menos assim que surgiu meu primeiro livro quando eu tinha cinco anos", explicou Cauã.

Os livros seguintes, de acordo com o estudante, surgiram de ilustrações que ele fazia e depois montava um enredo para aquela história. Outro livro nasceu para homenagear seu ídolo musical.

Cauã conta que a maioria de suas obras teve inspiração e ajuda de sua mãe. As ilustrações dos livros ele fazia questão de fazer e sua mãe o ajudava a pintar. O garoto, que também é cantor e já fez algumas apresentações, pretende continuar escrevendo e sonha em ser autor de alguma história de suspense ou algum livro do gênero.

"Bom, quero continuar escrevendo e cantando. Mas pretendo me especializar em artes cênicas ou algo do tipo. Ainda tenho dúvidas sobre qual carreira ainda quero seguir, vejo que tenho muitas possibilidades", afirmou.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: livro, creche, hist?ria