Curso de Microempreendedor Individual será ofertado pela Seduc a alunos da EJA

26/01/2024 10h04


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoUma parceria entre Seduc e IFPI vai garantir 100 vagas para estudantes da modalidade de jovens e adultos.(Imagem:Divulgação)Uma parceria entre Seduc e IFPI vai garantir 100 vagas para estudantes da modalidade de jovens e adultos.

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão mais uma oportunidade de qualificação profissional. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) assinaram um Termo de Cooperação para a oferta de 100 vagas do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Microempreendedor Individual (MEI). O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, recebeu o Reitor do IFPI, Paulo Borges, nesta quinta-feira (25).

Na reunião, também foram discutidas ações conjuntas para a melhoria da qualidade do Ensino Público por meio da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, formação de Professores e realização de encontros pedagógicos.

O Reitor do IFPI, Paulo Borges, explica que o curso de MEI estimula os estudantes que pretendem trabalhar por conta própria, oferecendo segurança jurídica e cidadania. Ao longo dos módulos do curso, os alunos vão adquirir conhecimentos sobre o acesso a benefícios, como alvará, aposentadoria, emissão de nota fiscal, dentre outros.

“Hoje firmamos esse acordo entre Seduc e IFPI para a oferta de 100 vagas no curso Proeja-FIC de Microempreendedor Individual. A Seduc vai oferecer a Educação Básica, ou seja, as disciplinas regulares do Ensino de Jovens e Adultos, e o IFPI a parte técnica e profissional. Teremos outras parcerias, como as monitorias para a licenciatura, que vai impulsionar a formação de professores e a realização de eventos pedagógicos”, esclareceu.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o curso de MEI vai fomentar uma mentalidade empreendedora, em que os jovens e adultos poderão identificar oportunidades e desenvolver as habilidades necessárias para transformar suas ideias em negócios concretos.

“A EJA resgata a dignidade das pessoas que, por algum motivo, tiveram que deixar a escola e, por isso, tiveram a alfabetização ou a aprendizagem na idade certa comprometida. Essa parceria com o IFPI, além de fortalecer os conhecimentos dos alunos, conecta e abre novas oportunidades no mundo do trabalho”, comentou Bandeira.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: curso, seduc, educa??o