Conselho Universitário da UFRGS aprova parecer para analisar a destituição de reitor

04/08/2021 07h00


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarUma lei de 1995 e um decreto de 1996 preveem que a escolha de reitores de universidades federais cabe ao presidente da República, que pode escolher qualquer nome entre os apresenta(Imagem:Reprodução)

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) analisa, no dia 13 de agosto, se coloca em votação o pedido de destituição do reitor Carlos André Bulhões Mendes. O envio da proposta para discussão foi feito durante reunião do Consun na última sexta-feira, dia 30 de julho.

As denúncias serão enviadas pelo conselho para apuração do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério da Educação (MEC).

Segundo o processo, o reitor mudou a estrutura de pró-reitorias sem o aval do Consun, como seria exigido pelo regimento da instituição. O parecer contrário aos atos de Bulhões recebeu 55 votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção.

Em nota, a Reitoria da UFRGS disse que "não teme as reclamações, pois todas as medidas administrativas tomadas ocorreram dentro da legalidade". O documento ainda alega que a posição dos conselheiros é motivada por "questões ideológicas" referentes à indicação de Bulhões ao comando da universidade. Veja a nota abaixo.

O reitor foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro em setembro de 2020 para um mandato de quatro anos. A nomeação causou polêmica, uma vez que Bulhões foi o último colocado na consulta feita à comunidade acadêmica e na votação da lista tríplice pelo Consun. O conselho recomendou a reeleição do então reitor, Ruy Oppermann.

Uma lei de 1995 e um decreto de 1996 preveem que a escolha de reitores de universidades federais cabe ao presidente da República, que pode escolher qualquer nome entre os apresentados pelas instituições em uma lista tríplice.


Tópicos: conselho, reitor, consun