Confira o que não levar para os locais de aplicação das provas do Enem

11/11/2022 10h08


Fonte Agência Brasil

Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilExame Nacional do Ensino Médio(Imagem:Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)Exame Nacional do Ensino Médio

Cerca de 83 mil estudantes de todo o Piauí vão realizar, no próximo domingo (13), a primeira etapa de do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que conta com as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e a tão temida redação.

Segundo o edital, a prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente. Além disso, os candidatos precisam levar documentos originais com foto ou apresentar documentos digitais, como e-Título, CNH digital e RG digital.

Assim como não podem esquecer destes itens essenciais, os estudantes devem ficar atentos aos itens que NÃO devem ser portados durante a realização do ENEM. Embora todos esses objetos estejam expressos no edital, muitas pessoas já foram eliminadas da prova porque descumpram esta determinação.

A fim de evitar que algum estudante seja excluído do exame por falta de atenção, o Portal ClubeNews preparou uma lista de todos os itens proibidos durante a realização do ENEM.

Aparelhos Eletrônicos

Durante o exame, os candidatos não podem usar dispositivos eletrônicos, como smartphones, wearable tech, máquinas calculadoras, tablets, pen drives, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

Celulares

O estudante pode levar celulares, especialmente porque nesta edição, o ENEM autorizou o uso de documentos digitais. Mas, durante toda a prova, os celulares devem permanecer desligados.

Todos os celulares serão recolhidos e colocados dentro de envelopes. Caso o eletrônico emita qualquer som, o candidato será eliminado.

Canetas

Somente canetas esferográficas de cor preta e material transparente são permitidas para fazer o exame.

O uso de caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas e réguas é proibido.

Também não são permitidos o uso de:

– Manuais, impressos e anotações

– Fone de ouvido, protetor auricular e relógio

– Óculos escuros e artigos de chapelaria

– Transmissores, gravadores e/ou receptores de dados, imagens, vídeos e mensagens

O Enem será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro em todo o Piauí. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: exame, documentos, enem