Com 15 anos, aluno de escola pública se torna programador em tempo recorde no Piauí

08/04/2023 10h52


Fonte cidadeverde.com

Imagem: ReproduçãoArthur Morais Sousa(Imagem:Reprodução)Arthur Morais Sousa

Com apenas 15 anos, o estudante de escola pública Arthur Morais Sousa se formou como programador. O adolescente, que mora em Parnaíba, litoral do Piauí, conseguiu o feito em apenas cinco meses de aulas de um curso que tem duração de 12 meses.

Ao Cidadeverde.com, Arthur Morais contou que o interesse sobre programação surgiu em 2020, mas somente no ano passado, ele começou a aprender sobre o assunto.

“Surgiu mais ou menos na metade de 2020, onde inclusive comecei a ver vários tutoriais na Internet e parei isso até 2022, quando um amigo me falou um pouco sobre programação e aí sim, eu comecei a estudar mais sério, vendo tutoriais na Internet, mas não estava conseguindo aprender muito bem até entrar na Programe.io onde isso mudou”, explicou.

Segundo Ely Bezerra, mentor e CEO da Programe.io, geralmente, uma pessoa só consegue chegar a esse nível de conhecimento após quatro anos de estudos em faculdades ou universidades. Para ele, a metodologia da escola ajudou o adolescente a devolver suas habilidades.

“O que fez o Arthur evoluir nessa carreira como programador foi o método. Ele assistia às aulas práticas na plataforma, aulas de dez minutos e tinha as mentorias de acompanhamento, onde ele conseguiu dissolver mais rápido através dessa nossa metodologia”, informou Ely Bezerra.

Durante o curso, o estudante criou o seu primeiro software, um sistema que cataloga o estoque, funcionários, cuida do financeiro e tem controle de vendas e gestão de uma loja.

“O Arthur conseguiu desenvolver suas habilidades de programação como lógica de programação, trabalhar mais o nível de abstração, como ele consegue pegar um problema e transformar em uma solução e depois dessas etapas, a gente viu que ele construir um boa base sólida e foi para o segundo ciclo que é o desenvolvimento de software e foi nesse ciclo, pegar problemas reais e transformar em uma solução, que o Arthur conseguiu desenvolveu um projeto real, um software”, acrescentou Ely Bezerra.

E agora, o adolescente está desenvolvendo outro sistema, mais complexo, para uma empresa de Parnaíba.

“O segundo é mais profissional, inclusive atualmente ainda estou desenvolvendo esse sistema para uma empresa de Parnaíba e se baseia em um sistema super completo de ordem de serviço, onde o escritório teria controle e gestão das ordens de serviços, clientes e equipes envolvidas. Um sistema Web, com banco de dados e usando as tecnologias e frameworks: Java, PostgresSQL, Java Server Faces, Primefaces e Payara server”, informou Arthur.

Arthur Morais faz a primeira séria do Ensino Médio na Escola Liceu Parnaibano e mesmo com o conhecimento de programação adquirido, ele destaca que no momento sua prioridade é terminar o Ensino Médio.

“No momento estou bem focado na questão do ‘hoje’, mas após o término do Ensino Médio, pretendo me especializar mais nessa área com algum curso superior que ainda não sei se quero ou não fazer, mas pretendo entrar em alguma empresa aqui ou fora do Brasil onde eu possa continuar nessa área da programação que é muito gratificante e incrível para mim", disse o estudante.

Apesar de ainda não ter definido os próximos passos, ele informa que continuar desenvolvendo sistemas, como faz agora, e pretende continuar na área de programação.

“Pretendo continuar até por que programação pra mim é um trabalho incrível. Você literalmente ver uma tela sem nada e escrever vários códigos, criar algo útil e importante é maravilhoso e a programação proporciona isso. Além de ser muito gratificante é muito bom fazer algo útil e que ajude pessoas e empresas, atualmente estou desenvolvendo sistemas com free-lancer”, ressaltou Arthur.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews