Canal Futura completa 25 anos de dedicação à educação, ao futuro do país e à diversidade

22/09/2022 08h53


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoLogomarca do Futura passou por reestilização: Formada por círculos circunscritos, objetivo foi buscar uma marca vibrante e conectada.(Imagem:Reprodução)Logomarca do Futura passou por reestilização: Formada por círculos circunscritos, objetivo foi buscar uma marca vibrante e conectada.

Um jovem cheio de vontade, de ideias e de projetos. Esta é uma entre tantas definições possíveis para o Canal Futura, que completa 25 anos nesta quinta-feira (22). Com uma programação especial, o canal celebra uma trajetória dedicada a conteúdos educativos conectados com os atuais desafios da sociedade, estejam eles na sala de aula ou na casa das crianças e dos estudantes.

Criado em 1997 pela Fundação Roberto Marinho, o Futura é resultado de uma parceria estratégica única no país, que reúne organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente.

"Ninguém sozinho consegue fazer tudo o que quer. A gente faz as coisas no coletivo, esse coletivo de parceiros é que sustenta o Futura. Essa capacidade de dialogar, de tecer, de estar junto com quem nos patrocina e com quem nos ajuda a enxergar a realidade é que deixa o projeto tão importante", analisa João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.
Programação especial

Para celebrar, a trajetória do Futura será contada em uma programação especial programada para ser apresentada até o fim do ano, com eventos, debates, entrevistas e minidocumentários.

O conteúdo trará um panorama da atuação do Futura nas grandes agendas sociais e educacionais, nas políticas públicas e na transformação social.

O Futura é um canal de educação que ultrapassa as telas da TV. Atualmente, o conteúdo distribuído alcança sete milhões de views no TikTok, 22 milhões de visualizações no YouTube e 34 milhões de pessoas no Facebook.

“Acreditamos que a aliança entre educação e comunicação transforma pessoas e a sociedade. Esta é uma comemoração que olha para frente, que pensa a Comunicação pública a longo prazo, que conecta o tempo todo a nossa linha editorial às questões e compromissos atuais”, diz João Alegria.

De acordo com pesquisa do Instituto DataFolha encomendada pelo canal em 2020, são mais de 1,4 milhão de professores e gestores escolares como público regular, além da parceria com uma rede de 83 universidades públicas, privadas comunitárias de todo o país.

Impacto na pandemia e prêmios


Ainda segundo a mesma pesquisa Datafolha, 94% dos professores avaliam que o Futura contribuiu para sua formação e seu trabalho durante a pandemia e 84% dizem que o conteúdo do canal inspirou suas aulas. E 72% dos pais e responsáveis dão nota 9 ou 10 para a contribuição do Futura para a aprendizagem de crianças e jovens.

O conjunto resulta em coproduções, editais, oficinas de audiovisual, entre outras iniciativas. Ao todo, as produções já receberam mais de 100 prêmios em países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Colômbia, Cuba e Argentina.
Imagem: Divulgação  Parte da equipe do Canal Futura, que celebra 25 anos em 2022.(Imagem: Divulgação ) Parte da equipe do Canal Futura, que celebra 25 anos em 2022.

Acesse o Futura

Na TV, a programação do Futura está nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:
  • Sky – 434 HD e 34
  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35
Na web, o canal Futura está no:
  • Globoplay
  • Site do Futura
  • Facebook
  • Youtube
  • Tik Tok
  • Instagram
  • Twitter

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: especial, canal, futura