"As pessoas voltam à escola quando têm curso profissionalizante", diz Washington Bandeira

03/03/2024 20h52


Fonte ClubeNews

Imagem: Carlienne Carpaso/ Portal ClubeNewsWashington Bandeira(Imagem:Carlienne Carpaso/ Portal ClubeNews)Washington Bandeira

Mais de 26 mil estudantes piauienses da rede estadual de ensino, em 2023, tiveram acesso a cursos profissionalizantes por meio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o secretário de Educação do Piauí (Seduc), Washington Bandeira, a perspectiva de inclusão no mercado de trabalho tem sido a principal estratégia para a assiduidade dos alunos no programa.

Segundo levantamento do Censo Escolar, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), 27,6% da oferta de EJA no Piauí é integrada à educação profissional, superando a meta Plano Nacional de Educação (PNE), que é de 25%.

“Essas pessoas voltam às escolas para se alfabetizarem e se educarem quando têm uma perspectiva de curso profissional e de bolsas de estágio remunerado. É por isso que a gente está expandido o EJA Tech e a alfabetização de jovens e adultos orientada ao mundo profissional”, destacou Bandeira em entrevista à Rádio Clube News.

Contratação de professores

Na última semana, a Seduc abriu as inscrições para o processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva para o cargo de professor substituto classe “SL”. Os professores selecionadas atuarão na rede de educação profissional, técnica e tecnológica e do EJA.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de março no site da Seduc. A remuneração varia entre R$ 1.634,91 e R$ 3.269,83.

“Como nós estamos expandindo o ensino profissional, nós precisamos contratar mais professores. Estamos fazendo um teste seletivo simplificado, por análise de currículo. Estamos com mais de 4 mil inscritos para 334 vagas para convocação imediata e mais o cadastro reserva”, explicou Washington Bandeira.