Aplicação da 1ª etapa da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI) mobiliza estudantes

05/09/2023 19h20


Fonte Governo do Piauí

Os estudantes que cursam a 3ª série do ensino Médio nas escolas da rede pública estadual participaram, nesta terça-feira (5), da primeira fase da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI), que ocorre em duas fases. A primeira etapa é aplicada durante os simulados Pré-Saeb de língua portuguesa, realizados entre os dias 5 e 21 de setembro. A partir dos resultados obtidos na média aritmética das notas alcançadas pelos estudantes nos dois simulados de Língua Portuguesa serão divulgados os 120 estudantes classificados para a 2ª fase.

Na segunda etapa da OLINPI será realizada a imersão em atividades formativas e de torneio, em Teresina, para professores e estudantes em outubro. Após a atividade de formação será aplicada, em 11 de outubro, o Torneio de Leitura e Escrita.

A mobilização das escolas da rede estadual alcançou os estudantes em todo o estado. No município de Barras, a gestão do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora da Conceição engajou a participação dos estudantes com um café da manhã como estratégia de acolhimento antes da aplicação do simulado.

“Para a aplicação das provas fizemos um acolhimento com todos os estudantes preparando um café da manhã na escola. Foi um momento de reflexão para destacar o importante comprometimento dos estudantes com a escola para alcançarmos as metas de 2023. A cada simulado realizado a escola promove uma roda de conversa com os pais, alunos e professores para analisar os resultados”, ressaltou a diretora da escola, Rosélia Lages.

Em Paulistana, os estudantes do CETI Lucinete Santana também foram recepcionados com o acolhimento destinado às turmas que participaram da aplicação da olimpíada. “Ainda no último sábado reunimos os alunos e fizemos uma preparação para o simulado. A expectativa é que os nossos estudantes tenham o melhor desempenho na olimpíada de língua portuguesa”, disse a gestora Lucicleia Acioly.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça o envolvimento das escolas para que os estudantes tenham um bom desempenho nas etapas da OLINPI.

“A recepção dos estudantes cria um momento a mais de motivação para aplicação da prova. A OLINPI visa aprimorar as habilidades de leitura e de escrita dos estudantes em uma dinâmica de testes como preparação para as olimpíadas nacionais. Ao integrar a aplicação das etapas de olimpíada aos simulados do Pré-Saeb conseguimos, ainda, ter um efetivo indicador para melhorar a aprendizagem dos estudantes nas avaliações externas”,
afirmou o gestor.