Alunas do Ceti Pedro Coelho de Resende se classificam na 2ª fase do Torneio de Física para Meninas

05/09/2023 11h06


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAlunas do Ceti Pedro Coelho de Resende se classificam na 2ª fase do Torneio de Física para Meninas (TFM)(Imagem:Divulgação)Alunas do Ceti Pedro Coelho de Resende se classificam na 2ª fase do Torneio de Física para Meninas (TFM).

O incentivo à participação feminina em olimpíadas científicas nas escolas da Rede Pública Estadual de ensino resultou na classificação de dez estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI), Pedro Coelho de Resende, localizado no município de Boa Hora-PI, na 2ª fase do Torneio de Física para Meninas (TFM).

A primeira edição da competição é dedicada aos estudantes do ensino médio de escolas públicas ou privadas de todo o território brasileiro.

A participação das alunas do CETI Pedro Coelho no torneio surgiu para que as meninas desenvolvessem ainda mais interesse pela área da Física, como explica a professora-orientadora Édina de Resende Sousa. “Soube do Torneio durante as aulas do mestrado em Ensino de Física e logo alinhei junto à gestão escolar para mobilizar as alunas que tinham interesse em participar”, revela.

Segundo a professora Édina Resende, as suas aulas buscam superar a barreira inicial com a área e incentivar a participação feminina. “Quando falo de Física, inicialmente eles têm um receio. Porém, nas minhas aulas tento mostrar a Física de forma mais didática possível e sempre relacionando com a vivência do dia a dia. E hoje em dia vejo que consegui quebrar um pouco essa barreira. Meus alunos têm muito interesse pela Física e tento buscar todas as formas diferentes para cativar ainda mais”, declarou.

PREPARAÇÃO DAS ESTUDANTES

O TFM acontece por meio de uma plataforma digital em duas fases, sendo a primeira on-line e a segunda presencial. A primeira fase consiste em 15 questões objetivas, com cinco itens de múltipla escolha cada, além de cinco questões de resposta direta.

Para a primeira fase da competição de Física, a escola de tempo integral conseguiu inscrever 35 estudantes.

Uma das jovens talentosas que se descobriu interessada pela Física é a Dhenice Victoria. “Nunca fui totalmente apaixonada por esta disciplina, pois não era uma das matérias das quais me interessava. Ao estudar termodinâmica eu criei uma paixão pela Física para entender tudo que envolve as descobertas e experiências. Amo estudar sobre as leis da Física e entender como acontece um pouco de tudo no mundo”, comenta a estudante.

Para a fase seguinte, Dhenice tem se dedicado para obter um bom resultado na competição. “Foi uma grande emoção ver meu nome na lista de classificação e para esta segunda fase estou intensificando os estudos resolvendo questões para ir bem preparada para a prova”, afirmou.

A aplicação da prova na segunda fase está agendada para o próximo dia 14 de setembro. O evento é uma colaboração entre o Instituto Internacional de Física (IIF/UFRN), o Instituto Federal do Pará (IFPA), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


Tópicos: ensino, estudantes, aulas