Alunas de Bom Princípio e Simplício Mendes conquistam premiação do concurso Jovens Escritores

14/06/2022 09h48


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO
As estudantes da rede estadual, Maiza Karina Oliveira da Silva e Jessica Alves da Silva, foram destaques na premiação do XV Concurso Jovens Escritores, conquistando a primeira e a terceira colocação, respectivamente. O encerramento da edição ocorreu, neste domingo (12), durante a programação do Salão do Livro do Piauí (Salipi), realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A 15ª edição teve como tema geral o "Protagonismo Juvenil no século XXI" e para cada uma das cinco categorias de escolaridades foram propostos temas específicos. Para o ensino Médio (1º ao 3º ano), categoria na qual as estudantes obtiveram êxito, foi especificada a produção de uma dissertação com o tema “Juventude e participação política”.

Para Maiza Karina, estudante da 3ª série do ensino Médio na Unidade Escolar Darcy Ribeiro, localizada no município de Bom Princípio, a primeira colocação foi uma surpresa.

“Eu não estava esperando este resultado. Na verdade, me deixou muito feliz porque foi num dia que eu estava triste com assuntos pessoais e a notícia me deixou bastante feliz. É a primeira vez que participo de concursos de redação, mas já vinha treinando para redações, como o Enem. Então ajudou”, contou a estudante.
Imagem: DivulgaçãoMaiza Karina(Imagem:Divulgação)Maiza Karina

Tendo como argumento central juventude e a participação política, a escrita da estudante lhe rendeu como premiação o primeiro destaque e um notebook. Maiza disse que o tema também a surpreendeu, porém por meio dos auxílios dos professores e diversas pesquisas em mídias diferentes, ela conseguiu argumentar o texto que lhe rendeu a premiação máxima.

“O tema me surpreendeu porque eu nunca tinha feito nenhuma redação com esta proposta, mas fui a fundo nas pesquisas, vídeos na internet e lendo textos no qual busquei os tópicos sobre a juventude e a participação política. Procurei colocar minhas ideias e defendê-la, abordando a inoperância estatal e a falta de debate, porque muitas pessoas não conhecem a importância de participar da política, principalmente os jovens”,
esclareceu a estudante.

Jessica Alves da Silva foi a outra estudante da rede estadual premiada no dia. Matriculada na 3ª série do Ensino Médio na U. E. Noeme Madeira Moura Fé, com sede no município de Simplício Mendes, ela conquistou o 3º lugar.
Imagem: DivulgaçãoJessica Alves da Silva (Imagem:Divulgação)Jessica Alves da Silva

A redação da jovem foi escrita de forma narrativa. No texto ela descreve a importância de figuras políticas apresentarem-se mais aos jovens.

“Eu pesquisei em sites na internet onde discutiam sobre o assunto para ter mais conhecimento de como construir a redação. Eu falei sobre a juventude política e a importância do voto deles, bem como dos políticos se esforçarem para aproximar o debate dos jovens”, explicou Jessica.

Além do troféu, a estudante teve como premiação um smartphone e celebrou a conquista.

“Estou muito contente com este resultado, já participei de outros concursos antes, sendo premiada no município. Estou grata, pois foi uma enorme surpresa ter este resultado”, comemorou Jessica.

O "Jovens Escritores" tem como objetivo estimular a escrita de crianças e jovens de escolas públicas e privadas, cursando o ensino Fundamental e Médio e professores que orientam esses alunos por meio de premiação aos melhores trabalhos, buscando a formação de jovens críticos e conscientes. As inscrições ocorreram durante o mês de maio de forma presencial e on-line.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, esteve na premiação e reforçou o apoio a ações que incentivem o protagonismo dos estudantes por meio da leitura e escrita.
Imagem: DivulgaçãoAlunas de Bom Princípio e Simplício Mendes conquistam premiação do concurso Jovens Escritores.(Imagem:Divulgação)
“É importante termos concursos como esse que provoca o estudante a escrever sobre o seu próprio protagonismo. Fico muito feliz de participar deste momento que é um patrimônio estruturado na cidade, como o Salipi, e fechar com chave de ouro com um belo concurso, de escrita, de leitura, de reflexão, inclusive com estudantes da rede estadual sendo premiados, que são Maiza e Jéssica. Parabenizo a todos os alunos que se esforçaram e em especial a nossos estudantes pela premiação que torna-se uma motivação a mais”,
comentou.

O concurso é organizado pela Fundação Octávio Miranda em parceria com o Sistema O Dia de Comunicação e iniciativas públicas e privadas.
Imagem: DivulgaçãoAlunas de Bom Princípio e Simplício Mendes conquistam premiação do concurso Jovens Escritores.(Imagem:Divulgação)


Tópicos: jovens, estudante, escrita