Alunas da rede estadual destacam protagonismo feminino nas Olimpíadas de Conhecimentos

08/03/2024 11h41


Fonte Governo do Piauí

A força e a inteligência feminina estão por toda parte e na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) não poderia ser diferente. Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Seduc celebra o protagonismo feminino no ambiente escolar, por meio de jovens alunas medalhistas. Em 2023, 503 alunas da rede estadual foram medalhistas nas Olimpíadas de Conhecimentos. O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, falou sobre o potencial das jovens estudantes que todos os anos se destacam, tanto a nível regional como nacional.

“As estudantes participam e são premiadas em diversas Olimpíadas de diferentes disciplinas, como Matemática, Português, Geografia, Astronomia, Xadrez, e também nas Olimpíadas de Foguetes que testam as habilidades nas disciplinas de Química, Física, Astronomia e Astronáutica. Isso em âmbito estadual, regional e nacional. Por meio dessas jovens medalhistas, queremos homenagear todas as mulheres que integram a Seduc. Mostrando ainda mais esse protagonismo feminino que vem desde a juventude”, disse.

Medalhista ouro na Jornada de Foguetes de 2023, Stephany Araújo disse que foi uma grande emoção participar do campeonato e conquistar o 1º lugar. Ela é aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri. “Foi uma grande emoção, pois em nenhum momento nós desistimos e nem o nosso professor de Física, Paulo Henrique, que sempre nos incentivou a continuar nos esforçando”.
Imagem: DivulgaçãoAluna medalhista Adriana Alves(Imagem:Divulgação)Aluna medalhista Adriana Alves

Medalhista de ouro, Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), Maria Clara Ribeiro de Castro, estudante do Ceti Edith Nobre de Castro, em São Raimundo Nonato, também foi destaque no Exame Nacional do Ensino Médio e aprovada em Medicina na Universidade Federal do Piauí.

“Participar das olimpíadas de Matemática auxiliou a desenvolver ainda mais o raciocínio lógico e me proporcionou um aprendizado mais completo e aprofundado dos conteúdos”. Thalya de Sousa Matos, estudante do CEEP Liceu Parnaibano, em Parnaíba, medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), citou a experiência como algo incrível.

“Estudei bastante para conquistar a medalha de ouro e esse reconhecimento”,
disse. A aluna Adriana Alves, do Ceti Gayoso e Almendra, em Batalha-PI, também é uma colecionadora de medalhas e conquistou o primeiro lugar nas Olimpíadas de Xadrez por equipes Feminino nos JEBs.

“A atuação dessas jovens é um orgulho para os pais, para a Seduc e para o Piauí e reforça ainda mais a capacidade das mulheres de ocuparem o lugar que quiserem dentro da nossa sociedade”, frisou Bandeira.  

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews