Aluna da rede pública aprovada em medicina estudava com livros que mãe encontrava nas ruas

10/04/2022 14h07


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoAluna da rede pública aprovada em medicina estudava com livros que mãe encontrava nas ruas(Imagem:Reprodução)
 Uma estudante da rede pública do Espírito Santo foi aprovada no curso de medicina em duas universidades públicas após passar anos estudando nos livros que a mãe encontrava nas ruas.

Débora Sousa Rocha, que vive em São Gabriel da Palha, no Noroeste do estado, conseguiu pontuação necessária para ser aprovada nas universidades da Bahia e do Rio Grande do Sul.

Algumas dificuldades apareceram. Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de acompanhar as aulas do ensino médio de forma remota, Débora contava apenas com um telefone com a tela quebrada para continuar estudando.

Ela mora com a família em uma casa simples. Os pais não tinham dinheiro para matriculá-la em cursos particulares ou comprar um computador para a filha estudar. O sinal de internet também não chega no terreno onde vivem, o que impossibilitava que o modelo on-line fosse seguido pela capixaba.

Essas dificuldades, porém, não impossibilitaram Débora de prosseguir com o sonho de estudar para ser médica.

Para isso, ela contou com ajuda da mãe, a catadora de material reciclável Maria Miracena, que dividia o foco com a busca por livros que pudessem ajudar Débora a conquistar a entrada na universidade.

Das ruas, os livros iam parar na mesa de casa. E era lá onde Débora se debruçava sobre os estudos até altas horas da noite.

"Tinha que conciliar os estudos do Enem com meu estudo na escola. E eu não consegui passar no primeiro ano. Depois que não passei na primeira vez, e no segundo ano eu comecei a trabalhar de meio período e fui estudar na parte da tarde. E aí estudava logo após chegar do trabalho até mais ou menos 23h", afirmou Débora.
Os professores da escola onde Débora estudava também a auxiliaram durante o período longe da sala de aula por conta da pandemia.

"A gente fazia um material com a lista de conteúdo, com atividades para ela fazer. Ela pegava esse material, com todas as matérias, levava para casa, fazia, levava para corrigirmos, e fazíamos um novo material", contou a professora Elaine Cristina Moreira.
Com tanto esforço, a recompensa chegou. Na segunda tentativa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), veio a tão esperada nota para ingressar na faculdade de medicina. E duas. Uma em Feira de Santana (BA) e outra em Porto Alegre.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: material, livros, estudar