Zé Renato se inspira em Jards Macalé para cantar Adoniran Barbosa com a guitarra de Pedro Sá

04/02/2023 09h57


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarZé Renato se inspira em Jards Macalé para cantar Adoniran Barbosa com a guitarra de Pedro Sá(Imagem:Divulgação)Zé Renato se inspira em Jards Macalé para cantar Adoniran Barbosa com a guitarra de Pedro Sá

Título atípico no cancioneiro autoral de Adoniran Barbosa (1910 – 1982), até por ser samba-canção de melodia tão melancólica quanto a letra de Vinicius de Moraes (1913 – 1980), parceiro bissexto do compositor paulistano na música apresentada em 1957 na voz de Aracy de Almeida (1914 – 1988) e amplificada no ano seguinte em gravação de Maysa (1936 – 1977), Bom dia, tristeza ganha registro fonográfico de Zé Renato.

De atmosfera noturna, o samba-canção integra apropriadamente o repertório do álbum que o cantor vai lançar em 10 de março, Quando a noite vem, gravado sob a direção artística de Patrícia Pillar, atriz e diretora que tem no currículo outros projetos musicais. Pillar selecionou o repertório do álbum juntamente com Zé Renato.

Bom dia, tristeza chega ao mundo digital em single programado para a próxima sexta-feira, 10 de fevereiro, exatamente um mês antes do lançamento do álbum em edição da gravadora Biscoito Fino.

O arranjo da faixa foi criado por Zé Renato com inspiração na forma livre do canto e da música de Jards Macalé. Contudo, o que se ouve no single Bom dia, tristeza é (bela) gravação tão requintada quanto tradicionalista, em que pese a arregimentação do guitarrista Pedro Sá para se juntar ao trio-base do disco, formado por Cristovão Bastos (piano elétrico Fender Rhodes), Jorge Helder (baixo acústico) e Marcelo Costa (bateria).

O registro de Bom dia, tristeza se afina com o refinamento da gravação de Suave é a noite (Tender is the night – Sammy Fain e Paul Francis Webster, 1961, em versão em português de Nazareno de Brito, 1962), faixa apresentada em 17 de março como primeiro single do álbum Quando a noite vem.

O disco Quando a noite vem tem repertório poliglota que harmoniza canções em inglês, espanhol e em português, caso de parceria de Caetano Veloso com o poeta e letrista Torquato Neto (1944 – 1972).

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: renato, grava??o, ?lbum