Yamandu Costa cruza sons do Brasil, Argentina e Portugal no álbum Caminantes

26/02/2021 18h43


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEu consegui um repertório em que a gente consegue dar a sensação de deslocar o ouvinte para vários lugares ao mesmo tempo. E também é uma homenagem à cultura portuguesa ? de que eu(Imagem:Reprodução)
Atualmente radicado em Portugal, Yamandu Costa trabalha em ritmo quase tão frenético quanto o toque do violão do músico gaúcho.

O artista apronta em Lisboa o álbum Caminantes – gravado por Yamandu em trio formado com o guitarrista português Luís Guerreiro e o bandoneonista argentino Martín Sued – enquanto aguarda a estreia, em 2 de março, da série documental Histórias do violão no canal de TV Music Box Brasil.

Ao longo de nove episódios, Yamandu mapeia os caminhos mundiais do instrumento que manuseia com raro virtuosismo. Algumas dessas rotas se cruzam nos registros dos 12 temas instrumentais do álbum Caminantes, previsto para ser lançado em abril deste ano de 2021.

No disco produzido pelo próprio Yamandu Costa, que também assina a direção musical de Caminantes, o violonista entrelaça sons e culturas da Argentina, do Brasil e de Portugal.

Yamandu explica a ideia do disco: “Esse álbum representa povos diferentes, mas que eu sempre acreditei terem uma ligação de alguma maneira. Convidei dois músicos que admiro: o Martín Sued, que é um bandoneonista argentino, e o Luís Guerreiro, um guitarrista português, ambos moradores de Lisboa. A sonoridade é muito interessante, pois temos referências distintas. São instrumentos muito característicos de determinadas culturas. O bandolim é muito ligado ao tango e a guitarra portuguesa é usada no fado.

Eu consegui um repertório em que a gente consegue dar a sensação de deslocar o ouvinte para vários lugares ao mesmo tempo. E também é uma homenagem à cultura portuguesa – de que eu gosto tanto e que estou conhecendo mais morando aqui – e ao tango, gênero do qual também gosto muito. O disco traz um pouco desse encontro e da herança que os ibero-americanos têm. Vai se chamar Caminantes porque são instrumentistas que se encontram no meio do caminho e se juntam para fazer música”, conceitua Yamandu Costa.


Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews