Websérie baseada na lenda da Zabelê valoriza produção artística piauiense e estreia neste sábado

29/11/2025 08h30


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoRealizado com apoio da Lei Paulo Gustavo (LPG), o projeto reafirma o compromisso da Secult em fortalecer a produção artística local.(Imagem:Divulgação)Realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo (LPG), o projeto reafirma o compromisso da Secult em fortalecer a produção artística local.

A cultura pimenteirense ganha novo destaque neste sábado (29) com o lançamento oficial da websérie “Um Amor Arretado”, às 19h, na Quadra do Gentil Dantas, em Pimenteiras. Realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo (LPG), o projeto reafirma o compromisso da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) em fortalecer, valorizar e difundir a produção artística local.

A obra é baseada na tradicional lenda piauiense de Zabelê, narrativa originada entre povos indígenas da Aldeia Pimenteiras, grupo que inspirou o nome da cidade. A partir dessa herança cultural, a websérie mistura humor, romance e drama para contar a história de Ana Laura, filha do prefeito, e Zé Filipe, filho de um renomado vaqueiro da região. Unidos por um amor inesperado, mas separados por uma antiga rixa familiar, os personagens vivem uma trajetória marcada por encontros, desencontros e desafios.

Assim como Zabelê e Metara — protagonistas da lenda que narra o amor proibido entre indígenas de aldeias rivais — Ana Laura e Zé Filipe precisarão enfrentar as diferenças que separam suas famílias. A pergunta que move a trama é: o casal terá um final feliz ou viverá uma tragédia semelhante à imortalizada na cultura piauiense?

Cultura, identidade e memória piauiense

O projeto tem como objetivo principal valorizar a cultura local de Pimenteiras, destacando expressões, costumes e personagens que carregam a força da identidade nordestina e piauiense. Ao revisitar a lenda de Zabelê — considerada um dos marcos históricos e simbólicos do Piauí — a produção busca aproximar novas gerações de um importante patrimônio cultural.

A idealização da websérie nasceu do desejo de registrar e divulgar elementos da história pimenteirense, por meio da arte audiovisual. Em formato acessível e digital, a obra poderá ser assistida de qualquer lugar, em celulares, computadores ou TVs conectadas, ampliando o alcance da cultura local e fortalecendo o sentimento de pertencimento.

Além disso, “Um Amor Arretado” destaca a valorização de artistas e profissionais piauienses, reunindo elenco e equipe técnica formados majoritariamente por talentos regionais. A iniciativa abre espaço para novas vozes, fomenta a economia criativa do município e contribui para a formação de um acervo cultural que poderá ser apreciado por presentes e futuras gerações.
Imagem: DivulgaçãoWebsérie baseada na lenda da Zabelê valoriza produção artística piauiense e estreia neste sábado (29) em Pimenteiras(Imagem:Divulgação)Websérie baseada na lenda da Zabelê valoriza produção artística piauiense e estreia neste sábado (29) em Pimenteiras

A lenda de Zabelê

Comparada por muitos a uma versão piauiense de Romeu e Julieta, a lenda de Zabelê retrata o amor proibido entre a jovem filha do chefe da Aldeia dos Amanajós e Metara, indígena da aldeia inimiga, os Pimenteiras. O romance, descoberto por Mandahú — que nutria amor não correspondido por Zabelê — desencadeia um conflito que termina com a morte dos três.

Segundo a tradição, a tragédia deu origem a guerras que duraram “seis sós e sete luas”, até que Tupã, comovido, transformou Zabelê e Metara em pássaros que até hoje cruzam o céu do Piauí, eternizados no canto do amor.

Confira as últimas notícias sobre Cultura: florianonews.com/cultura
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: cultura, piauiense, lenda