Visita virtual paga é a nova aposta dos museus em tempos de pandemia

12/02/2021 19h14


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarVisita virtual paga é a nova aposta dos museus em tempos de pandemia(Imagem:Reprodução)
 Forçados a recorrer à imaginação devido à pandemia, um número crescente de museus oferece passeios virtuais pagos, uma nova fonte de renda de escala ainda desconhecida.

Visitas interativas, videogames, podcasts: desde o início da pandemia de covid-19, os museus competem em iniciativas para mitigar os efeitos do confinamento.

A oferta é quase sempre gratuita, embora algumas instituições agora ousem cobrar.

Desde janeiro, Graceland, a casa-museu do falecido cantor Elvis Presley, oferece uma visita guiada com a especialista Angie Marchese, que por US$ 100 por pessoa revela os segredos do lugar por duas horas.

Cerca de 300 pessoas, o máximo previsto, se inscreveram para cada uma das duas primeiras visitas virtuais.


No final de dezembro, Barbara Brown-Abolafia e alunos da universidade Bergen Community College, em Nova Jersey, fizeram um tour virtual pelo Metropolitan Museum de Nova York para descobrir a exposição "Um Novo Olhar para os Antigos Mestres".

Desta vez, a especialista não visitou o museu, como em Graceland. "Foi um formato com imagens, parecia mais um curso", lembra Brown-Abolafia.

Mas a qualidade da apresentação, o fato de ser personalizada e interativa para que os alunos pudessem fazer perguntas, valeu a pena, afirma a professora de inglês que cresceu em Nova York e visitou o Met pessoalmente em várias ocasiões.

"É o mesmo que estar dentro do Met? Não, claro que não. Mas foi estimulante do ponto de vista intelectual", sustenta.

Antes da visita, ela explicou à especialista o perfil de seus alunos "e ela se adaptou, não foi muito longe, mas também não simplificou muito". "Foi interessante que tínhamos uma hora e passamos o tempo por 20 minutos."


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: alunos, nova, especialista