Violonista Jana Vasconcellos toca baião feito em tributo a Edu Lobo no álbum autoral Vida em cordas

11/03/2022 10h58


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Baião composto pela violonista Jana Vasconcellos, Pra Edu tem sequência de acordes inspirada em Ponteio, composição com a qual Edu Lobo venceu festival de 1967 ao apresentar a mús(Imagem:Reprodução)
Baião composto pela violonista Jana Vasconcellos, Pra Edu tem sequência de acordes inspirada em Ponteio, composição com a qual Edu Lobo venceu festival de 1967 ao apresentar a música feita com letra do poeta José Carlos Capinan.

Tributo de Jana a Edu Lobo, o baião integra o repertório do primeiro álbum autoral da artista, Vida em cordas, programado para a próxima quinta-feira, 17 de março. No disco, a violonista e compositora baiana transita por gêneros musicais como ijexá, ritmo que dita a cadência de Solar da Lagoa.

Já Jairana é parceria póstuma de Jana Vasconcellos com o pai, Jair Souza, compositor da primeira parte da melodia, finalizada por Jana após a morte de Jair. A faixa navega nas águas serenas da bossa nova e tem a participação de Delia Fischer, pianista também presente na gravação de À beira mar.

Casa aberta foi construída com o toque do grupo Matita Perê, formado por Borega (que também toca baixo elétrico na faixa e assina o arranjo vocal com Rafael Galeffi), Luciano Aguiar e Rafael Galeffi, além das vozes das cantoras Priscila Magalhães e Cristiana Souza. Irmã de Jana, Cristiana Souza integra o quarteto vocal ouvido em Voo livre.

O álbum Vida em cordas foi gravado entre 2016 e 2022 com produção musical orquestrada por Jana Vasconcellos com o percussionista Sebastian Notini.