Venezuelano Gustavo Dudamel é o novo diretor musical da Ópera de Paris

16/04/2021 18h23


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDudamel, que dirigiu pela primeira vez a orquestra da Ópera de Paris para

O venezuelano Gustavo Dudamel será o novo diretor musical da Ópera de Paris, anunciou nesta sexta-feira (16) a instituição, uma das mais prestigiosas do mundo.

O aclamado maestro, de 40 anos, ocupará o cargo a partir de agosto e por um mandato de seis anos, ao mesmo tempo que permanecerá à frente da Orquestra Filarmônica de Los Angeles.

"Estou muito emocionado e agradecido por estar hoje aqui, nesta casa magnífica", disse Dudamel no Palácio Garnier, templo histórico da ópera parisiense, durante uma entrevista coletiva transmitida por Zoom.

Dudamel, que dirigiu pela primeira vez a orquestra da Ópera de Paris para "La Bohème" de Puccini em 2017, substituirá o suíço Philippe Jordan.

"Apenas quando me encontrei diante desta ópera que encontrei meu lar espiritual", disse o venezuelano.

Considerado desde muito jovem um prodígio da batuta, o estilo de Dudamel é singular: o maestro comanda a orquestra com um gestual enérgico, movido por uma emoção que deixou o público de pé nos maiores palcos do mundo.

A Ópera de Paris representa um novo desafio, pois é mais conhecido por dirigir orquestras sinfônicas que líricas.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: orquestra, paris, dudamel