"Star Wars" além dos filmes: séries, livros e atrações ligados à saga

16/12/2019 15h03


Fonte Revista Galileu

Imagem: ReproduçãoSérie de animação Série de animação "A Guerra dos Clones", do universo de Star Wars, foi lançada em 2008.

O primeiro filme de Star Wars, chamado Uma Nova Esperança, chegou aos cinemas em 1977. No mesmo ano, a produção tornou-se um sucesso e conquistou diversos fãs em todo mundo. Hoje, a saga criada pelo cineasta George Lucas virou uma febre da cultura pop e saiu das telonas, ganhando narrativas para games, livros, animações, séries e até parques de diversões.

O primeiro livro
A primeira história do universo de Star Wars não idealizada por George Lucas começou a ser desenvolvida antes mesmo do lançamento de Uma Nova Esperança. Em 1976, o autor norte-americano Alan Dean Foster foi contratado pelos criadores da saga para escrever a obra Splinter of the Mind"s Eye (Estilhaço do Olho da Mente, em tradução livre).

A trama mostra Luke Skywalker e Leia Organa abandonados no planeta Mimban, onde acabam lutando contra o Império Galático e Darth Vader. “Quando o livro foi publicado, em fevereiro de 1978, nove meses após o lançamento do primeiro filme, o mundo estava faminto por qualquer história nova de Star Wars”, conta Chris Taylor, autor de Como Star Wars Conquistou o Universo (Editora Aleph, 616 páginas).

A obra de Foster foi escrita com a intenção de ser adaptada como uma sequência de baixo orçamento de Uma Nova Esperança, caso o longa original não tivesse arrecadação suficiente para gerar uma franquia de sucesso.

Como sabemos, não foi necessário recorrer a esse plano B. Os lançamentos dos filmes “oficiais” de Star Wars foram turbinados com a chegada de novos conteúdos em diferentes formatos: HQs, contos, games e diversos produtos licenciados inspirados na saga.

A Guerra dos Clones
Na virada do milênio, a segunda trilogia da franquia foca na história do crescimento de Anakin Skywalker (que se torna Vader) e nos conflitos que originaram a ditadura do Império Galático. Em 2008, foi lançada a série de animação A Guerra dos Clones, que conta um dos fatos mais revelantes da galáxia: as Guerras Clônicas.

The Mandalorian
Cinco anos depois, a LucasFilm foi comprada pela Disney, que anunciou a produção uma nova trilogia, além de spin-offs — produções derivadas da história principal. Em novembro de 2019, estreou no Disney+, streaming da companhia, a primeira série live-action de Star Wars, chamada The Mandalorian.

“O universo Star Wars é muito grande e pode ter qualquer tipo de história, desde fantasia até terror”, comenta Theo Fairbanks, da Sociedade Jedi. “Há tanto material que você nunca vai conseguir ler, assistir ou jogar tudo. O que importa é ter essa diversidade para cada um consumir o que gostar.”

Parques de diversão
Apesar de a companhia do Mickey ter comprado a LucasFilm recentemente, a parceria entre as duas empresas vem de muito, muito tempo. Em 1987, foi inaugurada a primeira atração inspirada em Star Wars na Disneylândia da Califórnia. Trata-se do Star Tours, um simulador de viagem espacial.

Em 2015, a Disney anunciou que duas áreas dedicadas à saga seriam construídas em seus parques temáticos dos Estados Unidos: uma na Disneylândia da Flórida e outra no Hollywood Studios, localizados em Orlando. Inauguradas neste ano, elas se chamam Galaxy"s Edge e “ficam” em Batuu – planeta que foi um popular ponto de parada para comerciantes e viajantes antes do desenvolvimento da tecnologia da velocidade da luz.

Na história, o wookiee Chewbacca leva a nave Millennium Falcon para realizar uma manutenção e acaba encontrando Hondo Ohnaka, personagem que aparece na série de animação A Guerra dos Clones.

Ao visitar essas áreas é possível entrar em um simulador da Millenium Falcon — seis pessoas podem “pilotar” a nave de Han Solo. Uma nova atração, que foi aberta no dia 5 dezembro, oferece uma experiência de combate entre a Resistência e a Primeira Ordem. O visitante também pode ir ao restaurante Cantina Oga e tomar leite de Bantha, a famosa bebida azul da galáxia.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: guerra, disney, universo