Sesc Cajuína promove evento sobre dança e valorização da ancestralidade

29/04/2023 12h37


Fonte SESC

Imagem: DivulgaçãoSesc Cajuína promove evento sobre dança e valorização da ancestralidade(Imagem:Divulgação)Sesc Cajuína promove evento sobre dança e valorização da ancestralidade

O espetáculo “Semente de Cabaça” apresentou a coreografia que fala sobre ancestralidade na noite da última sexta-feira (28). A performance artística foi de autoria do grupo Afoxá com o elenco composto por Samara Camila, Artenilde Silva Afoxá e Junior Afoxá. O evento faz parte do projeto “Quinta Dança”, promovido pelo Sesc Cajuína, que valoriza o corpo de dança em Teresina.

Após a atração, o elenco abriu espaço para o debate e tirou dúvidas da plateia sobre o processo de criação dos movimentos e objetos utilizados nas coreografias. Com o espetáculo, foi encerrada a temporada de trabalhos artísticos de dança que fazem alusão ao dia nacional da dança, iniciado no dia 28 de abril com a companhia José Nascimento na exibição da peça artística “Marias”.

Samara Camila faz parte do grupo Afoxá como bailarina, foi uma das personagens do elenco e explica como foi pensado e construído o espetáculo “Semente de Cabaça”. “Aqui a gente fez um grande processo de partilha dos nossos rituais em relação aos elementos da natureza. Então, trouxemos esses elementos concentrados em várias cenas, em vários momentos e como ponto principal trazemos as nossas raízes que estão ligadas às nossas ancestralidades”, comenta a bailarina.

Imagem: DivulgaçãoSesc Cajuína promove evento sobre dança e valorização da ancestralidade(Imagem:Divulgação)Sesc Cajuína promove evento sobre dança e valorização da ancestralidade

Ana Dias apreciou o espetáculo e disse que, apesar de não ter muito contato com a dança, sentiu-se sensibilizada ao assistir à apresentação. Ela também recorda sobre a intimidade que tem com a cabaça. “Pra mim tem uma proximidade grande, porque eu sou capoeirista. Eu jogo capoeira e eu tenho a relação de afeto com a cabaça do meu berimbau. Eu acredito que isso trouxe um sentimento de proximidade, pois é um objeto que me traz uma relação intimista muito grande. Foi até uma nova forma de ver o instrumento”, destaca.

O grupo de cultura afro Afoxá atua desde 1996 nas periferias da capital, com o objetivo de preservar as manifestações culturais vindas da África com elementos nacionais. Sua atuação consiste em dança afro, música, estética e culinária negra.

Tópicos: elenco, espet?culo, dan?a