Rodrigo Maranhão expõe parcerias com Davi Moraes e João Cavalcanti em "Mercado das flores"

02/07/2022 08h38


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarRodrigo Maranhão(Imagem:Divulgação)Rodrigo Maranhão

Batizado com o nome do samba lançado há 14 anos pelo grupo Sururu na Roda no disco Que bom (2008), Mercado das flores é somente o quarto álbum solo de Rodrigo Maranhão em 22 anos de atividade do artista carioca como compositor, tomando-se como marco zero a gravação da música Baile da pesada pela parceira Fernanda Abreu no álbum Entidade urbana (2000).

Neste registro audiovisual filmado no estúdio Visom Digital em 9 de julho de 2021, sob direção de Fernando Young e Henrique Alqualo, Maranhão rebobina destaques do cancioneiro autoral propagado em vozes como as de Maria Rita e Roberta Sá, intérpretes originais de Recado (2005) e A novidade (2004) – composição rebatizada como Samba de um minuto na gravação de 2007 – respectivamente.

Contudo, o artista não se limita a olhar para o passado ao longo das 14 faixas de Mercado das flores. Maranhão também apresenta cinco músicas inéditas, compostas sozinho (caso da canção Meu pensamento) e em parcerias abertas ou ampliadas com Davi Moraes (coautor do samba-choro Onde quero estar), João Cavalcanti (parceiro na criação do ijexá Irina e convidado da gravação nessa música), Marcelo Caldi (coautor do baião Só você) e PC Castilho (parceiro no xote Devaneio).

É com os toques da sanfona de Marcelo Caldi, do bandolim de Pedro Franco, da percussão de Pretinho da Serrinha (atabaque, caixa, cajón, caxixi, pandeiro e tamborim) e do próprio violão que Rodrigo Maranhão canta essas e outras músicas.

Na bancada inteiramente autoral de Mercado das flores, o compositor expõe desde o Funk dos orixás (2021) – já registrado pela Bangalafumenga no EP Essa é pra você! (2021) – até o samba-canção Do avesso (2018), música-título de álbum lançado há quatro anos pelo cantor português António Zambujo.

Tópicos: flores, grava??o, maranh?o