Rio declara "Dunas da Gal" como Patrimônio Imaterial da cidade

18/11/2022 15h00


Fonte G1

Imagem: Bete MarquesGal Costa em foto de agosto de 2017(Imagem:Bete Marques)Gal Costa em foto de agosto de 2017

A Prefeitura do Rio de Janeiro declarou o trecho da Praia de Ipanema em frente à Rua Teixeira de Melo como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade. O local ficou conhecido nos anos 1970 como “Dunas da Gal”. A decisão foi publicada no Diário Oficial do município desta sexta-feira (18).

“Fica declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial o trecho da Praia de Ipanema, localizado imediatamente em frente à Rua Teixeira de Melo, conhecido durante a década de 1970 como ‘Dunas da Gal’”, afirma o decreto do prefeito Eduardo Paes.

Segundo o texto da publicação, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e o Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro realizarão os estudos necessários visando ao registro e a inscrição do local no Livro de Registro dos Lugares.

Na semana passada, Paes respondeu a um pedido no Twitter “para erguer uma estátua de Gal no Calçadão em Ipanema.” “Assim será!”, disse o prefeito. Não foram dados detalhes de quando será instalada a homenagem nem do modelo.




Nascida em Salvador, a cantora viveu durante décadas no Rio de Janeiro, tendo se identificado com a cidade.

Gal Costa morreu no dia 9 de novembro, aos 77 anos, em São Paulo. Ela havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

Ao longo de 57 anos de carreira, ela se consagrou como uma das maiores cantoras do Brasil e deu voz a inúmeros sucessos como "Baby", "Meu nome é Gal", "Chuva de Prata", "Meu bem, meu mal", "Pérola Negra" e "Barato total".

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook