Quase cinco mil pessoas já visitaram o Centro de Memória dos Povos da Serra da Capivara
23/08/2025 12h04Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Francisco Gilásio
Centro de Memória dos Povos da Serra da Capivara.
Centro de Memória dos Povos da Serra da Capivara.Na região da Serra da Capivara, em Coronel José Dias, os visitantes podem ir além das pinturas rupestres e dos registros arqueológicos milenares. O Centro de Memória dos Povos da Serra da Capivara, é um espaço essencial para compreender não apenas a pré-história, mas também a história viva das comunidades que habitaram o território até a criação do Parque Nacional. Desde a inauguração, o local já recebeu 4.856 visitantes.
O equipamento integra as instalações do Instituto Olho d"Água (IOd"A) e foi viabilizado com apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), reafirmando o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Piauí (Secult), com a preservação da memória coletiva. Reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o centro também foi vencedor do Prêmio Pontos de Memória – Edição Helena Quadros, se destacando pelo trabalho em museologia social e fortalecimento da identidade cultural.
Mais do que um acervo, o Centro de Memória é um espaço dinâmico, que conta com biblioteca comunitária, projetos culturais voltados às mulheres rendeiras da região e diversas manifestações artísticas, sempre em diálogo com a comunidade. Essa interação garante que o patrimônio local esteja em constante renovação, se tornando um lugar de pertencimento e acolhimento.
Imagem: Francisco Gilásio

Para a comunidade, o espaço já representa um marco de transformação social. “Hoje, o Centro de Memória dos Povos da Serra da Capivara tornou-se um ponto de encontro e de acolhimento, onde crianças e mulheres da comunidade têm acesso à arte, à educação e a oportunidades de geração de renda. Oficinas, exposições e atividades educativas transformaram o instituto em um verdadeiro equipamento cultural e social, fortalecendo laços e promovendo autoestima”, ressalta Marrian Rodrigues, idealizadora e coordenadora científica do IOd"A.
Entre as exposições fixas, destaque para a Filhos das Serras, composta por objetos doados por moradores e seus descendentes. Cada peça carrega uma memória afetiva e uma história de vida, criando uma forte conexão entre o espaço e as famílias da região. Já a mostra Memórias do Agora dá voz às crianças, que por meio de esculturas em argila expressam sua visão sobre cultura e território, mantendo viva a tradição ao mesmo tempo em que reinterpretam o presente.
A fundadora do Instituto reforça ainda a importância de resgatar a história viva da comunidade. “O espaço fecha o circuito cultural da Serra da Capivara, ao lado do Museu do Homem Americano e do Museu da Natureza, permitindo ao visitante conhecer não apenas a pré-história e a história natural da região, mas também a memória viva das comunidades que ajudaram a proteger e preservar esse patrimônio mundial”, pontua Marrian.
Imagem: Francisco Gilásio
Marrian Rodrigues, idealizadora e coordenadora científica do IOd"A.
Marrian Rodrigues, idealizadora e coordenadora científica do IOd"A.Funcionamento
O Centro de Memória está localizado em Coronel José Dias e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com visitas aos sábados e domingos mediante agendamento prévio.
Para mais informações, os interessados devem acessar o site oficial: https://www.institutoolhodagua.org.br/
Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura












