Quadro de Klimt desaparecido desde 1997 é encontrado atrás de parede

21/01/2020 11h26


Fonte Revista Galileu

Imagem: Reprodução/artsyRetrato pintado por Gustav Klimt foi encontrado nas paredes de uma galeria de arte, na Itália, após ter sido roubado em 1997(Imagem:Reprodução/artsy)Retrato pintado por Gustav Klimt foi encontrado nas paredes de uma galeria de arte, na Itália, após ter sido roubado em 1997

A pintura Portrait of a Lady (Retrato de Uma Dama, em português), do pintor Gustav Klimt, foi reencontrada após 23 anos perdida. O quadro, com valor estimado em $ 66 milhões, havia desaparecido misteriosamente da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, na Itália, em 1997.

Um jardineiro da galeria estava limpando a área externa e notou um pequeno painel com uma porta e a abriu. Dentro do espaço, ele encontrou um saco plástico com uma pintura que parecia ser a obra perdida.

Imagem: Reprodução/BBCA pintura foi encontrada pelo jardineiro dentro deste buraco em uma parede do local(Imagem:Reprodução/BBC)A pintura foi encontrada pelo jardineiro dentro deste buraco em uma parede do local

"É com muita emoção que posso dizer que o trabalho é autêntico", disse a promotora da província Piacenza, Ornella Chicca. Desde a descoberta do jardineiro, em dezembro, a tela foi mantida em um cofre do banco central da Itália, enquanto especialistas usavam radiação infravermelha para determinar se era original.

Especialistas disseram que a pintura está em boas condições. Um dos poucos sinais de danos foi um arranhão próximo à borda da tela que pode ter sido resultado "de um esforço desajeitado de remover o retrato da moldura", disse Anna Selleri, restauradora de arte da Galeria Nacional de Bolonha.

Ornella Chicca afirma que a polícia já está estudando alguns vestígios de material orgânico na tela recuperada, na esperança de que eles possam fornecer pistas para desvendar quem roubou a obra.

Retrato de uma dama mostra uma jovem olhando sensualmente por cima do ombro contra um fundo sonhador de verde musgo. Klimt terminou a pintura em 1917, um ano antes de morrer.

Tópicos: retrato, pintura, tela