Por que Arnold Schwarzenegger gravou vídeo pedindo para Putin parar a guerra

18/03/2022 10h52


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
O ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger disse nesta quinta-feira (17) ao povo russo que eles estão recebendo informações erradas sobre a ofensiva de seu país sobre a Ucrânia, e fez um apelo ao presidente russo, Vladimir Putin, para que suspenda o ataque.

A conta do Twitter de Schwarzenegger, no momento da postagem do vídeo, estava entre as 22 seguidas pela conta do presidente russo.

O astro de Hollywood disse em um vídeo de nove minutos no Twitter que o Kremlin está mentindo intencionalmente aos russos ao dizer que a invasão tem a intenção de "desnazificar" a Ucrânia. A Rússia descreve suas ações como uma "operação especial".

O vídeo na plataforma contabiliza mais de 24 milhões de visualizações e também está em seu perfil no Instagram, onde o ator possui mais de 22 milhões de seguidores.

Schwarzenegger falou sobre a sua admiração pelo povo russo e sobre seu ídolo Yuri Petrovich Vlasov, atleta russo e campeão em levantamento de peso, de quem tinha uma foto colada na parede do quarto.

O ator também contou sobre a experiência traumática de seu pai, que lutou com o exercito nazista quando este atacou Leningrado, hoje São Petersburgo, durante a Segunda Guerra Mundial.

"A Ucrânia não começou essa guerra, nem os nacionalistas ou os nazistas", disse, apontando que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, é judeu. "Essa não é a guerra do povo russo."

Em resposta a uma postagem do porta-voz do ator, Daniel Ketchell, em que compartilhava o vídeo, o diretor de estratégia digital da Casa Branca, Rob Flaherty, disse que a declaração de Schwarzenegger é "realmente notável".

No entanto, Ketchell afirmou ao jornal "The New York Times" que a gravação foi feita sem conhecimento ou envolvimento do governo do presidente Biden, que chegou a pedir a ajuda de outros influenciadores no combate à desinformação. "Isso veio do coração de Arnold, não do governo", disse.

O porta-voz disse que, na semana passada, depois de conversar com amigos e conselheiros, o ator decidiu fazer o discurso em vídeo assim como fez no ano passado, quando condenou as tentativas da ala direita americana de derrubar a eleição presidencial de 2020 e o ataque ao Capitólio. O vídeo, de janeiro do ano passado, tem mais de 6 milhões de visualizações no YouTube.

Para o texto, ainda segundo o jornal americano, Schwarzenegger contou com a ajuda do tenente-coronel aposentado Alexander Vindman, um dos principais especialistas em Ucrânia nos Estados Unidos, que fazia parte do Conselho Nacional de Segurança.

Vindman foi testemunha no primeiro julgamento de impeachment do ex-presidente Donald Trump, quando falou sobre um telefonema no qual Trump pediu ajuda ao presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, nas investigações contra seu adversários políticos.

A maior invasão na Europa desde a Segunda Guerra Mundial destruiu cidades ucranianas e fez mais de 3 milhões de refugiados deixarem a Ucrânia em direção a países vizinhos.

Não está claro quantas pessoas na Rússia sabem sobre a guerra, depois que o Kremlin cortou o acesso a vários canais e sites de imprensa.

Os comentários do ator sobe a Ucrânia também foram postados no Telegram, plataforma que muitos russos ainda conseguem acessar as informações bloqueadas pelo governo.

Schwarzenegger chamou a invasão de "guerra ilegal" e pediu que os russos espalhem a verdade sobre a "catástrofe humana". Completou ainda dizendo aos soldados russos que "suas vidas, seus membros, seus futuros estão sendo sacrificados por uma guerra sem sentido, condenada pelo mundo inteiro" e aos manifestantes russos, disse que o mundo está assistindo.

"O mundo tem visto sua bravura. Sabemos que vocês sofreram as consequências de sua coragem", disse. "Vocês são meus novos heróis."


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: ator, guerra, russos